Sinal 5G em Goiânia será ativado com 10 (por cento) da cobertura atual do 4G, diz Anatel

Tecnologia será ligada na capital no próximo dia 16. Cidades acima de 500 mil habitantes, como Aparecida de Goiânia, serão as próximas a receber o sinal, a partir de janeiro de 2023.

Sinal 5G em Goiânia será ativado com 10 (por cento) da cobertura atual do 4G, diz Anatel
Teste da velocidade do sinal 5G — Foto: Celso Tavares/g1

O sinal de 5G em Goiânia será ativado com 10% da cobertura atual do 4G, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia será ligada na capital no próximo dia 16. Já em outras cidades do estado, a previsão é começar em janeiro de 2023.

Segundo a agência, a exigência mínima era de instalação de 57 estações pelas empresas telefônicas para que o sinal fosse ativado. Porém, as companhias conseguiram ampliar a meta e instalar 100.

“A avaliação que temos é muito boa. Já sabíamos que esse processo não seria tão rápido e teríamos desafios. Mas temos, agora, um aprendizado para tocar o restante do processo com mais tranquilidade”, disse o conselheiro da Anatel Moisés Queiroz Moreira.

Além de Goiânia, o sinal será ligado na próxima semana em Curitiba e Salvador. Outras 15 capitais tiveram o prazo de ativação, previsto para setembro desde ano, prorrogado por mais 60 dias.

Próximas cidades

O conselheiro explicou ainda que, depois das capitais, os municípios acima de 500 mil habitantes começam a receber o sinal a partir de janeiro de 2023. Nessa etapa se encaixa Aparecida de Goiânia.

Já municípios com 200 mil habitantes, como Anápolis, Rio Verde e Águas Lindas de Goiás, terão acesso à tecnologia a partir de julho de 2023.

 

Com informações G1.