Os 10 melhores alimentos que permitem que o cérebro funcione melhor
Alimentação pode influenciar em diversos aspectos para a saúde cerebral.
A alimentação tem papel fundamental não só para o corpo, mas também para a mente. Estudos recentes apontam que diversos alimentos permitem que o cérebro funcione melhor. Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes são capazes de estimular a memória, melhorar o raciocínio e até prevenir doenças neurodegenerativas. De acordo com especialistas, escolher bem o que vai ao prato pode proteger o sistema nervoso e garantir que o cérebro trabalhe com saúde e com mais eficiência ao longo da vida.
Funções como a memória, o aprendizado e a concentração tendem a se deteriorar com o tempo — mas uma alimentação equilibrada pode fazer diferença. Segundo um artigo da revista Ciencia Latina, o consumo regular de nutrientes como ômega-3, ácido fólico e vitamina C ajuda na preservação do cérebro e na prevenção de doenças como Alzheimer e demência.
Veja 10 alimentos que ajudam o cérebro a funcionar melhor:
1. Abacate
Rico em luteína, um antioxidante natural, o abacate melhora a memória e protege as células cerebrais. A fruta também contém gorduras saudáveis que favorecem o fluxo sanguíneo no cérebro e auxiliam no desempenho cognitivo.
2. Verduras de folhas escuras
Couve, espinafre e brócolis estão entre os melhores aliados da memória. Elas são fontes de vitamina B9 (ou ácido fólico), que preserva as funções cerebrais e ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, segundo estudos publicados no The Journal of Nutrition, Health & Aging.
3. Peixes
Peixes como salmão, sardinha e truta são ricos em ômega-3, gordura essencial para a função cerebral. O nutriente reduz inflamações, melhora o humor e está ligado à prevenção de demência e depressão.
4. Frutas vermelhas
Morangos, amoras e mirtilos são ricos em vitamina C, antioxidante que protege os neurônios e ajuda na produção de neurotransmissores. Além disso, combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico.
5. Batata-doce
A batata-doce é rica em vitamina A, importante para o desenvolvimento e a função do sistema nervoso central. Pode ser servida de várias formas — assada, amassada ou em sopas — e é uma boa alternativa para crianças que resistem a verduras.
6. Nozes
As nozes e outras oleaginosas contêm ácidos graxos ômega-3, antioxidantes e minerais como selênio. Esses nutrientes ajudam a manter o cérebro ativo, melhoram o raciocínio e reduzem o risco de declínio cognitivo.
7. Chocolate amargo
Além de delicioso, o chocolate amargo é fonte de ferro e antioxidantes que protegem os neurônios e estimulam o humor. Pesquisas indicam que o consumo moderado pode até reduzir o risco de sintomas depressivos.
8. Ovos
Ricos em colina, os ovos auxiliam na produção de neurotransmissores e contribuem para o bom funcionamento da memória e da concentração.
9. Aveia
A aveia fornece energia de forma gradual, mantendo o cérebro ativo por mais tempo. É rica em fibras e vitaminas do complexo B, essenciais para a função cerebral.
10. Azeite de oliva
O azeite de oliva extravirgem é fonte de gorduras boas e antioxidantes que melhoram a circulação cerebral e reduzem inflamações, ajudando na prevenção de doenças cognitivas.
Com base em diversas pesquisas, fica claro que incluir esses alimentos na rotina é uma das formas mais eficazes de fortalecer o cérebro, melhorar a memória e garantir mais qualidade de vida — em qualquer idade.
*Com informações Mais Goiás.







Comentários do Facebook