HMPV: O que se sabe sobre vírus que tem aumentado infecções entre crianças na China

A doença viral foi identificada pela primeira vez no ano de 2001 e está em alta no país

HMPV: O que se sabe sobre vírus que tem aumentado infecções entre crianças na China
Autoridades ligaram alerta após aumento de casos do vírus HMPV na China. (Foto ilustrativa: Agência Brasil)

Segundo informações da mídia estatal da China, o país tem enfrentado aumento de casos de infecções do vírus Metapneumovírus Humano (HMPV) entre crianças e adolescentes de até 14 anos. A doença viral foi identificada pela primeira vez no ano de 2001 e pode causar desde sintomas leves no trato respiratório superior, como tosse e febre, até infecções pulmonares graves, como bronquite e pneumonia.

Kan Biao, diretor do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis da China, afirmou em comunicado recente que as infecções pelo vírus HMPV estão aumentando especialmente entre crianças e adolescentes.

Ainda não está claro o motivo do aumento no número de casos, mas especialistas, como o professor Andrew Easton, da Universidade de Warwick, alertam que mudanças nos padrões de infecção exigem atenção para identificar possíveis causas.

 

O que é HMPV, vírus em alta na China?

O HMPV é da mesma família do vírus sincicial respiratório (RSV), afetando principalmente crianças pequenas, idosos e pessoas com imunidade comprometida. Atualmente, não existem vacinas ou antivirais específicos para tratar a infecção.

O tratamento é de suporte, focando no alívio dos sintomas e na estabilização dos sinais vitais. Segundo as autoridades de saúde da China, medidas preventivas simples ajudam a reduzir o risco de infecção, como lavar as mãos regularmente por pelo menos 20 segundos; evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos; manter distância de pessoas doentes; cobrir a boca ao tossir ou espirrar e permanecer em casa ao apresentar sintomas.

*Com informações do Globo*