Em Goiás: Incentivado por filho advogado, servidor estuda à noite para tentar vaga pelo Enem em curso de direito: 'Nunca é tarde'
Fiscal da Comurg, ele terminou o ensino médio em 2003, não faz cursinho e estuda por conta própria com a ajuda do filho. É o segundo ano que o servidor tenta uma vaga.
![Em Goiás: Incentivado por filho advogado, servidor estuda à noite para tentar vaga pelo Enem em curso de direito: 'Nunca é tarde'](https://valleonline.com.br/uploads/images/image_750x_63714b96346fa.jpg)
O servidor público Evandro Andrade, de 56 anos, vai realizar a prova do Enem neste domingo (13). Fiscal da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), ele terminou o ensino médio em 2003 e diz que foi incentivado pelo filho advogado a tentar uma vaga em direito.
"Trabalho durante o dia e com o incentivo do meu filho passei a estudar a noite. Nunca é tarde para começar os estudos. Vejo muitos assuntos pela internet", disse.
Evandro disse que parou de estudar depois que terminou o ensino médio, mas retomou os estudos há dois anos para tentar uma nova oportunidade. Atualmente, ele não faz cursinho e estuda por conta própria, em casa, com a ajuda do filho. É o segundo ano que o servidor tenta uma vaga.
Enem em Goiás
Do total de inscritos no estado, 82.165 são mulheres e 55.561, homens. Os alunos com 18 anos de idade são maioria dos inscritos: 47.076. Há também 164 pessoas com 60 anos ou mais que se inscreveram no exame.
O primeiro dia de provas será de ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
Após o fechamento dos portões, as provas começam às 13h30. Os estudantes só podem sair depois das 15h30, sem levar o caderno de questões. Depois das 18h30, podem sair com o caderno. As provas teminam às 19h.
O que é o Enem?
O Enem é realizado anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). O exame avalia o desempenho do estudante e colabora para o acesso à educação superior e ao financiamento estudantil.
De acordo com o Inep, qualquer pessoa pode fazer o Enem, mas os “treineiros”, aqueles que ainda não concluíram e não vão concluir o ensino médio em 2022, só podem usar o resultado para autoavaliação de conhecimentos.
- 4 provas objetivas;
- 180 questões;
- 45 questões em cada área do conhecimento;
- 1 redação: com 7 linhas no mínimo e 30 linhas no máximo, sendo um texto dissertativo-argumentativo a partir de situação-problema
ENEM 2022 -DOMINGO (13) – GOIÂNIA (GO) – Estudantes chegam para o primeiro dia do Enem na PUC Goiás, em Goiânia, Goiás” — Foto: Thauany Melo/g1
Com informações g1 Goiás.
Comentários do Facebook