Desmatamento ilegal é encontrado às margens do Parque Nacional das Emas, em Goiás
De acordo com Marcos Cunha, diretor do Parque Nacional das Emas, a área desmatada é considerada corredor ecológico, por onde passam animais.
![Desmatamento ilegal é encontrado às margens do Parque Nacional das Emas, em Goiás](https://valleonline.com.br/uploads/images/image_750x_62ada429cdfcf.jpg)
Durante uma fiscalização de rotina feita no Parque nacional das Emas, localizado no sudoeste do estado de Goiás, fiscais flagraram o desmatamento ilegal de uma área de 50 hectares de Cerrado.
A área total desmatada equivale a 50 campos de futebol e está localizada na divida dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Para conter a ação, uma denúncia foi feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque.
Apesar do desmatamento não estar acontecendo nas dependências do parque, ele acontece em uma propriedade às margens da local. De acordo com Marcos Cunha, diretor do ponto turístico, a área desmatada é considerada corredor ecológico, por onde passam animais.
Vale lembrar que o Parque Nacional das Emas é uma propriedade pertencente ao governo federal, de grande extensão, e compreende áreas preservadas entre os municípios goianos de Mineiros e Chapadão do Céu, além de parte do Mato Grosso do Sul.
No local desmatado foram encontrados tratadores que seriam usados na ação. As máquinas foram levadas para a sede do parque e serão devolvidas ao dono apenas ao final das investigações, conforme dito por Marcos Cunha. O caso será encaminhado para a Polícia Federal.
O diretor explica que após a contatação de desmatamento na Área de Proteção Permanente, foi feita uma consulta na documentação que autoriza a ação e percebeu-se que a mesma estava ilegal. O documento foi emitido por órgão do Mato Grosso do Sul.
Ainda de acordo com o responsável pelo parque, na documentação consta que a área destinada ao desmatamento já estaria ocupada. Todavia não é difícil perceber que trata-se de uma área preservada.
O documento apresentado omite ainda a existência do Parque Nacional das Emas ao lado da propriedade, bem como a importância ecológica que o mesmo possui.
Marcos Cunha destaca que, provavelmente, o consultor do processo esconder estas informações do órgão licenciador e que está é a segunda vez, em menos de um ano, que é detectado fraude na região.
Fiscalização
Ao todo o Parque Nacional das Emas possui 132 mil hectares de extensão e devido ao seu tamanho os fiscais não conseguem realizar uma vistoria geral todos os dias.
A equipe do parque acredita que o desmatamento na propriedade ao lado vinha acontecendo a cerca de uma semana. Durante uma ronda, os fiscais observaram a presença de árvores derrubadas no local e verificaram a existência da atividade ilegal.
Comentários do Facebook