Quem é a estudante de Brasília que tirou nota mil no Enem 2024

Uma das 12 estudantes que tiraram nota máxima na redação do Enem é Melissa Goelzer, aspirante ao curso de medicina na UnB

Quem é a estudante de Brasília que tirou nota mil no Enem 2024
Melissa Goelzer, que tirou nota mil na redação do Enem (Foto: Divulgação)

A estudante Melissa Goelzer de Camargo, de 19 anos, é uma das 12 candidatas do Brasil inteiro que conseguiram a pontuação máxima (nota mil) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (13). Melissa espera que o excelente desempenho na redação a ajude a conseguir o sonho de cursar medicina na Universidade de Brasília (UnB).

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, Melissa conta que a rotina de estudos não é simples. Uma vez por semana, além se aplicar ao conteúdo das demais áreas, Melissa passava 1h25 em ma sala do curso pré-vestibular Academia das Específicas treinando para redação.

“As aulas funcionavam com base nas competências do Enem e em como se aperfeiçoar em cada uma delas, além das discussões temáticas, tanto baseadas em temas anteriores como em eixos temáticos que poderiam cair na prova. A gente tinha tanto aulas de estruturas quanto aulas para analisar a situação histórica do Brasil, da sociedade brasileira e repertórios socioculturais”, relata a professora Carla Rios.

Melissa sempre estudou em instituições de ensino da rede privada e pensa em ser dermatologista desde que estava no 8º ano do ensino fundamental. Em 2023, ela finalizou o ensino médio no Colégio Militar de Brasília, mas não conseguiu nota para fazer medicina na UnB. Foi então que decidiu se dedicar a um ritmo de estudos ainda mais intenso.

Notas mil no Enem

Além de Melisssa, outras 11 pessoas do Brasil inteiro tiraram nota mil na redação do Enem. De acordo com o Ministério da Educação, uma delas é de Goiás e estuda na rede privada. A identidade do aluno não foi divulgada.

Os demais são de Alagoas (1), Ceará (1), Distrito Federal (1), Maranhão (1), Minas Gerais (2), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (1). Desses, apenas um, de Minas Gerais, é da rede pública.

Goiás teve 86 candidatos (sendo dez deles de escolas públicas) que pontuaram na redação com notas entre 980 e 1000, entre os 2.306 do Brasil inteiro. Outros 1.283 ficaram com notas entre 950 e 980 (186 da rede pública).