Novo surto de Covid e crise de oxigênio marcam mês de janeiro no AM; veja FOTOS

Manaus voltou a sofrer com colapso no sistema de saúde e enviou pacientes para tratamento em outros estados. Atividades não essenciais foram proibidas de abrir durante todo o mês.

Novo surto de Covid e crise de oxigênio marcam mês de janeiro no AM; veja FOTOS

O Amazonas enfrenta um novo surto de Covid-19. Em janeiro, o pior mês da pandemia em todo o estado, foram registrados mais de 34 mil casos da doença e cerca de 2 mil óbitos. O estado enfrenta também um novo colapso no sistema de saúde, após um aumento significativo no número de pacientes internados para tratamento da doença e a falta de oxigênio.

A crise no estado gerou cenas fortes e comoventes. A procura por leitos, a corrida pelo oxigênio, a falta do insumo nos hospitais e o cenário de guerra vivido por quem tá na linha de frente da pandemia foram alguns dos cenários enfrentados.

Mas, sinais de esperança também foram registrados. O mar de solidariedade em prol dos doentes e familiares, e a vacinação dos profissionais da saúde e dos idosos mostram que o estado começa a respirar, mesmo que ainda lentamente, novos ares. 

 

*Com Informações G1.