Estudo aponta economia de 20 minutos com faixa reversa na Av. Castelo Branco, em Goiânia

Para isso, a SMM usou uma das faixas do sentido contrário para ajudar na direção que possui maior fluxo no horário, entre as 17h e 19h

Estudo aponta economia de 20 minutos com faixa reversa na Av. Castelo Branco, em Goiânia

Vinte minutos. Esse foi o tempo que o motorista economizou na Avenida Castelo Branco durante implantação de uma faixa a mais durante teste realizado pela Prefeitura de Goiânia, na última terça-feira (9). Para isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) usou uma das faixas do sentido contrário para ajudar na direção que possui maior fluxo no horário entre as 17h e 19h.

O teste foi realizado entre a Praça Walter Santos e a Rua Jaraguá. Segundo o levantamento da prefeitura, no percurso, que tem 1,3 km, o condutor deixou de gastar 25 minutos para realizar o trajeto em cerca de 5 minutos, por volta das 18h15. Já por volta das 19h, o tempo caiu para uma média de 4 minutos.

A faixa a mais, chamada de faixa reversa por usar uma pista do contrafluxo, está sendo testada para auxiliar o fluxo dos veículos que transitam no sentido Centro-Bairros.

“O resultado mostra que a iniciativa para minimizar os impactos no trânsito nos horários de maior fluxo é um sucesso, e os testes continuarão até a próxima sexta-feira (12)”, informou o secretário municipal de mobilidade, Vinícius Henrique Alves..

A escolha da Avenida Castelo Branco ocorreu devido às características do trânsito na região, que registra um aumento exponencial de carros em períodos específicos , quando os moradores se deslocam para o trabalho e retornam para suas residências.

O teste de terça-feira contou com o apoio de viaturas e presença de 25 agentes ao longo da via, além do uso de cones e drone.