Em Itapaci, com oito pessoas entubadas são suspensas atividades face ao avanço da Covid-19

O novo decreto proíbe aulas presenciais, transporte de passageiros e estudantil e fecha bares e restaurantes por 15 dias.

Em Itapaci, com oito pessoas entubadas são suspensas atividades face ao avanço da Covid-19

A cidade de Itapaci no Vale do São Patrício, decretou nesta quinta-feira (11), medidas mais rígidas para conter o avanço da transmissão da Covid-19. Em apenas três dias, a cidade registrou 53 novos casos e os números desta quarta-feira (10) divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da localidade mostram que oito pessoas estão entubadas em razão da Covid-19.

O decreto assinado pelo prefeito Mário José Sales (PSDB), o Mário Macaco, estabelece que o uso de máscara é obrigatório em todos os locais, públicos e privados. As aulas presenciais foram suspensas nas redes pública e privada, as atividades em igrejas, academias, salões de beleza, e eventos em áreas abertas e fechadas, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Os bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas e estabelecimentos similares deverão de fechar as portas por 15 dias, mas podem fazer entregas. A venda de bebidas alcóolicas está proibida após às 20 horas de segunda a sexta-feira e no sábado após o meio-dia. Aos domingos está vetada a comercialização. Os demais estabelecimentos comerciais podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, mas devem permanecer fechados no sábado e no domingo. Ficam fora do decreto postos de combustíveis, laboratórios, farmácias e revendedoras de gás.

O decreto define ainda que os supermercados, padarias e mercearias podem funcionar com horários limitados e restrição de clientela. Aqueles com até 100 metros quadrados só podem receber três pessoas e os com mais quinhentos metros quadrados somente dez clientes. Mário Macaco ainda suspendeu o transporte de passageiros para outras cidades, com exceção de ambulâncias, e o transporte estudantil e universitário.

Com pouco mais de 22 mil habitantes, Itapaci já registrou quase mil pessoas com coronavírus (Sars-Cov-2), das quais 18 morreram, de acordo com a pasta da saúde local.


Com Informações Jornal Do Vale.