Árvore centenária cai durante temporal em Itapaci - Goiás

Morador que filmava chuva se assusta quando gameleira é completamente arrancada pela força do vento e cai. Segundo a prefeitura, nenhum dano material foi causado e ninguém se feriu.

Árvore centenária cai durante temporal em Itapaci - Goiás

Uma gameleira centenária acabou caindo durante um temporal que atingiu o povoado de Fazendinha, a cerca de 50km do município de Itapaci, na região central do estado. Um vídeo enviado por um telespectador da TV Anhanguera mostra o momento exato em que a árvore é arrancada pela raiz e acaba tombando (veja acima).

O temporal atingiu a região na tarde de terça-feira (26). No início do vídeo, que tem pouco mais de 20 segundos, é possível ver que o vento está bem forte. Quando a árvore cai, Léo Júnior Francisco Santos, que está gravando, se assusta e para de filmar. Por pouco, um carro e uma moto que estavam parados em baixo da gameleira não foram atingidos pelos galhos, que caíram para o lado oposto.

Léo, de 17 anos, conta que o susto foi grande quando a árvore caiu e que a caminhonete do pai dele foi retirada do local minutos antes da queda da gameleira. "Foi questão de minutos. A caminhonete do meu pai ficou dois dias debaixo da árvore, ela nunca pega de primeira, dessa vez pegou, e ele colocou na garagem. Um pouco depois, a árvore caiu", contou.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Pedro Teles, a árvore, que tem mais de 100 anos, fica na praça de uma igreja, um ponto de encontro dos moradores da região.

    "O pessoal filmou o momento exato da queda, ainda bem que ela não caiu para o lado contrário, porque poderia ter atingido o pessoal. Graças a Deus não teve vítima", ressaltou. 

Familiares de Sandra Adelaide, de 54 anos, moram próximo à região. Ela lamenta a queda da árvore e conta que os moradores gostavam de ficar na sombra que ela formava. "Minha mãe mora perto de lá. Ali é o ponto de encontro, fica bem na praça, quando vou à cidade, nos encontramos lá", explicou.

A Prefeitura de Itapaci informou que uma equipe do município irá fazer a retirada da árvore nesta quarta-feira (27).

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), foram registradas rajadas de vento de mais de 80 km/h, velocidade capaz de derrubar uma árvore. Porém, de acordo com o órgão, a chuva não foi tão intensa - em torno de 20 milímetros.


*Com Informações G1.