Direita livre em três cruzamentos de Goiânia começa a valer nesta quarta-feira (10)
De acordo com a SMM, a mudança tem objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e evitar retenções
![Direita livre em três cruzamentos de Goiânia começa a valer nesta quarta-feira (10)](https://valleonline.com.br/uploads/images/image_750x_659dc65fd646e.jpg)
A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta terça-feira (09/01) que implantou a direita livre em três cruzamentos semaforizados da Capital. A mudança passa a valer nesta quarta-feira (10/01).
Os cruzamentos impactados são:
- Avenida Anhanguera com Raposo Tavares, no Bairro Capuava;
- Avenida Perimetral com Avenida Noroeste, no Nova Esperança;
- Avenida Goiás Norte com Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.
A lei que permite a direita livre em cruzamentos semaforizados foi sancionada em 2021. De acordo com a SMM, a mudança tem objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e evitar retenções.
Para a implantação da direita livre, a equipe de engenharia da SMM analisou a viabilidade da medida em cada cruzamento. Foram considerados fatores como a geometria e circulação dos cruzamentos, a visibilidade dos pedestres, os possíveis conflitos, fluxos opostos, tempos semaforizados, além da demanda de passagem de pedestres e a intensidade de fluxo nas pistas.
“É importante que os motoristas estejam atentos à movimentação das pistas e às placas, que mostrarão claramente onde a conversão poderá ser feita”, alerta o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.
Sobre a direita livre
A direita livre permite que os motoristas façam a conversão à direita diante do sinal vermelho do semáforo, em locais que tiverem sinalização que indique permissão para essa conversão.
Para que a medida seja segura, é importante que os motoristas estejam atentos à movimentação das pistas e às placas indicativas. Também é importante que os pedestres estejam atentos ao movimento dos veículos, principalmente ao realizar a travessia.
Com informações Mais Goiás.
Comentários do Facebook