‘Catástrofe mundial’: ONU emite alerta pela rápida elevação do Oceano Pacífico

Relatório das Nações Unidas aponta que temperaturas nas águas estão subindo a um ritmo muito mais acelerado do que a média global.

‘Catástrofe mundial’: ONU emite alerta pela rápida elevação do Oceano Pacífico

O secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu um alerta nesta terça-feira (27/8), destacando a ameaça de uma “catástrofe global” devido ao rápido aumento do nível do Oceano Pacífico. Segundo um relatório das Nações Unidas, as temperaturas nas águas dessa região estão subindo a um ritmo muito mais acelerado do que a média global.

Cientistas afirmam que o aumento do nível do mar está diretamente ligado ao aquecimento global, que causa o derretimento das calotas polares, resultando na elevação dos oceanos. O relatório, divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), vinculada à ONU, revela que o nível do mar em algumas áreas do Pacífico aumentou 15 centímetros nos últimos 30 anos.

“Estou em Tonga para lançar um alerta global, um verdadeiro S.O.S., sobre a rápida elevação dos níveis do mar. Este paraíso no Pacífico está sob ameaça de uma catástrofe de escala mundial”, declarou Guterres.

Ilhas do Pacífico O avanço do oceano representa uma preocupação global, ameaçando milhares de comunidades costeiras ao redor do mundo. No entanto, as ilhas do Pacífico estão em maior perigo e podem até desaparecer. A altitude média dessas ilhas varia entre 1 e 2 metros acima do nível do mar. Aproximadamente 90% de suas populações vivem a menos de 5 km da costa, e metade da infraestrutura está a apenas 500 metros do mar.

Nas capitais de Samoa e Fiji, a elevação do nível do mar foi quase três vezes maior que a média, atingindo 31 e 29 centímetros, respectivamente. De acordo com a OMM, Tuvalu, um país insular de baixa altitude, pode desaparecer nos próximos 30 anos, mesmo em um cenário de aquecimento global moderado.