Ao menos duas cidades vacinam pessoas fora dos grupos prioritários a receber doses da CoronaVac em Goiás, diz conselho

Irregularidades foram encontradas em Mineiros e Santa Helena de Goiás. Conselho de Secretarias Municipais de Saúde alertou gestores para não alterarem as prioridades.

Ao menos duas cidades vacinam pessoas fora dos grupos prioritários a receber doses da CoronaVac em Goiás, diz conselho

Ao menos duas cidades goianas vacinaram idosos acima de 75 anos fora das instituições de longa permanência, como previsto na primeira fase de imunização contra a Covid-19, segundo o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems). A situação foi registrada nas cidades de Mineiros e Santa Helena de Goiás, ambas no sudoeste goiano, mas o Cosems informou que podem haver outros casos ainda não notificados no estado.

De acordo com o informado pela secretária Letícia Rosa, da SMS de Santa Helena de Goiás, à TV Anhanguera, a cidade recebeu 640 doses, das quais 150 foram direcionadas a esses idosos com mais de 75 anos que não estão em abrigos.

Segundo a secretária, além de todos os idosos nos dois asilos da cidade, que somam 44 idosos, dos profissionais de saúde da rede particular, o município pretende imunizar 67 pessoas.

Letícia também informou à reportagem que, dos 600 profissionais de saúde da rede pública da cidade, 369 não tiveram Covid-19 e esses foram os priorizados na vacinação - portanto os demais devem ser imunizados em outra oportunidade. Porém, não há nenhuma recomendação de autoridades de saúde sobre não vacinar quem já teve Covid-19.

 

 

Fonte:G1