TRE-GO anuncia inteligência artificial para combater desinformação nas eleições

GuaIA foi desenvolvida pelo Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás

TRE-GO anuncia inteligência artificial para combater desinformação nas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) anunciou, nesta sexta-feira (16), uma ferramenta de inteligência artificial para combater desinformação nas eleições deste ano. A GuaIA foi desenvolvida pelo Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo o TRE-GO, a ferramenta vai analisar publicações em sítios da internet e redes sociais, além de vídeos e áudios que possam ter sido manipulados para gerar notícias destorcidas e enganosas. Sobretudo acerca do processo eleitoral.

“O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás está na vanguarda. Nós faremos a identificação de fake news em todas as indicações de falsas notícias, de falsas informações. Em textos, em áudios e imagens”, disse o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga.

Ele continuou: “Temos uma ferramenta de ponta, desenvolvida aqui. É nossa, para o meu orgulho, para o orgulho do TRE.” O pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, professor doutor Felipe Terra Martins, celebrou a parceria.

“A Universidade Federal de Goiás não perde em nada para nenhuma outra universidade, em especial com relação à inteligência artificial e com o desenvolvimento de soluções. Ela está na vanguarda, está na fronteira. É muito bom que o Brasil e o mundo se surpreendam, cada vez mais, com a UFG”, disse.

O projeto-piloto vai durar de agosto deste ano a setembro de 2025, com uso restrito da ferramenta nos gabinetes dos desembargadores eleitorais e Ministério Público de Goiás (MPGO). Após refinamento do sistema, a sociedade também terá acesso.