Recadastramento de prova de vida pode ser feito via internet, em Goiás

Objetivo do recadastramento da prova de vida via internet é facilitar o envio das informações junto aos órgãos responsáveis pela previdência estadual, além de oferecer conforto aos segurados.

Recadastramento de prova de vida pode ser feito via internet, em Goiás

Os servidores estaduais aposentados e inativos agora possuem uma nova forma de realizar o recadastramento da prova de vida. De acordo com o anúncio feito pelo Governo de Goiás, o procedimento poderá ser feito via internet e apenas foi possível através de uma parceria entre a Goiás Previdência (Goiasprev) e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), com o governo federal. O recadastramento via internet será feito através da  plataforma gov.br.

“A importância está em dar conforto aos aposentados de Goiás. Desde o começo, tivemos a maior responsabilidade com a área da previdência. Nada mais digno do que, após tantos anos no serviço público, vocês receberem respeito. Temos que zelar para que tenham cidadania”, disse o governador Ronaldo Caiado.

Vale ressaltar que Goiás é o segundo Estado brasileiro a implementar o recadastramento via internet. O objetivo da ação é facilitar o envio das informações junto aos órgãos responsáveis pela previdência estadual, além de oferecer conforto aos segurados, uma vez que não precisarão sair de casa para manter seu cadastro em dia.

Para o chefe do Poder Executivo estadual, está é uma forma de humanizar o atendimento. “A biometria avança e o cidadão pode avançar também, para não ficar naquele constrangimento de fila por horas” afirmou. A prova de vida deve ser feita pelo Portal Expresso Goiás. É importante lembrar que a prova de vida é obrigatória, sendo prevista na Lei Complementar nº 161/2020 e na Lei nº 20.946/2020.

O Governo de Goiás estima que mais de 55 mil aposentados, civis e inativos militares serão beneficiados com o novo formato de comprovação. Entre os beneficiados estão também cerca de 2 mil segurados que residem fora do Estado ou do País.

Cadastro de informações

A ferramenta usada para realizar o cadastro de informações foi desenvolvida com a participação das secretarias de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi); Administração (Sead); Geral da Governadoria (SGG) e da Casa Civil, juntamente com o Ministério da Economia. Já a tecnologia usada para fazer o reconhecimento e biometria facial tem como base o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O governo digital é mais sobre pessoas do que sobre tecnologias. Goiás entendeu isso e é parceiro para aplicá-las sem custos. O cidadão não quer ter sua cidadania restrita ao horário comercial ou ao banco físico. Ele já exerce uma série de atividades junto ao setor privado sem barreiras e exige isso no setor público. O Governo de Goiás tem mostrado que está antenado nesta realidade”, explicou o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia do governo federal, Fernando Coelho Mitkiewicz, que fez elogios à Plataforma Expresso.

 

 

Com informações Dia Online.