Quase 200 pessoas participam da Caminhada do Janeiro Branco em Ceres

Quase 200 pessoas participam da Caminhada do Janeiro Branco em Ceres

Evento foi promovido pelo Caps e Secretaria de Saúde, com adesão de escolas estaduais

Na manhã desta sexta-feira, 17 de janeiro, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Flor do Cerrado promoveu, junto à Secretaria de Saúde de Ceres, a Caminhada do Janeiro Branco. A ação envolveu aproximadamente 180 pessoas, entre servidores municipais, profissionais de saúde e estudantes de escolas estaduais, que percorreram as principais avenidas da cidade.

 

De acordo com a coordenadora do Caps, Edcarla Santos, a ideia da caminhada foi promover a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. E esse é justamente o foco da campanha Janeiro Branco, criada inicialmente em Uberlândia (MG) e que ocorre em todo o Brasil já há 10 anos.


E os dados mostram a necessidade: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior número de casos de depressão em toda a América Latina.

Em todo o mundo, quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental.
O percurso da Caminhada envolveu parte da Avenida Brasil, em frente à Praça Cívica, a Rua Leopoldina Salgado, a Avenida Presidente Vargas e, por fim, a Avenida Bernardo Sayão, a qual o público percorreu até a Praça São Patrício, na entrada da cidade.


A ação reuniu toda a equipe do Caps e representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde, do Centro Especializado em Reabilitação, centros de Referência em Assistência Social (Cras e Creas), Conselho Tutelar e Academia da Saúde, além servidores da administração da Prefeitura e agentes comunitários de saúde. Também participaram estudantes do Colégio da Polícia Militar Hélio Veloso, do Colégio Estadual Virgílio do Vale e estagiários do curso de Enfermagem da UEG.


O prefeito de Ceres, Edmario Barbosa, e as secretárias de Saúde e Meio Ambiente estiveram presentes durante toda a caminhada.
A Caminhada do Janeiro Branco ainda teve o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, do Corpo de Bombeiros de Ceres, da Polícia Militar e da Secretaria de Educação do município.

 

Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Ceres