Projeto viajará em um motorhome para levar arte e direitos humanos a cidades do interior de Goiás

Projeto viajará em um motorhome para levar arte e direitos humanos a cidades do interior de Goiás

Projeto viajará em um motorhome para levar arte e direitos humanos a cidades do interior de Goiás

Arte e direitos humanos sempre andaram juntos e agora vão pegar a estrada e rodar o estado todo! A bordo de um motorhome, um casal desenvolverá um projeto cultural itinerante.

Idealizado por Fabrício Rosa e Bruno Revolta, o #EsperançaSobreRodas tem como ideia central circular por pequenas cidades e vilarejos de Goiás levando exibições de filmes, saraus de poesia e música, trocas e doações de livros e rodas de conversas sobre direitos humanos, sempre em praças públicas ou espaços culturais de entrada gratuita.

Com a expectativa de atingir quatro mil pessoas, de cerca de 40 cidades do Estado, o projeto chega até a Cidade de Ceres, às 17 horas, no Parque Curumim, convidando toda a sociedade, dentre eles artistas, personalidades políticas, fazedores de cultura e ativistas.

Bruno explica que o objetivo é levar e incentivar atividades culturais às cidades e promover o debate sobre produção artística, realizar oficinas sobre direitos das crianças, direitos LGBTQIA+ e outros grupos vulneráveis: “O foco principal são os eventos nas praças públicas, onde as pessoas têm menos acesso a ofertas culturais e conhecimento sobre seus direitos”, salienta.

Com isso, eles esperam contemplar uma população geralmente esquecida pelo poder público. “O diálogo priorizará a participação de negros e negras, crianças e adolescentes, mulheres, população LGBTQIA+, indígenas, quilombolas, migrantes, pessoas com deficiência, idosos, população em situação de rua e outros economicamente excluídos.”, diz Bruno.

Para que isso tudo ocorra, a dupla receberá apoio de voluntários. A interlocução com algumas das lideranças locais está sendo feita dentro do próprio espírito do projeto, de cooperação e descobertas. “Para alcançar articuladores em lugares que não temos contato, estamos contando com apoio de amigos e de pessoas que entram em contato pelas redes sociais. A procura tem sido grande em todo o estado”, diz Fabrício

Custeada inicialmente com recursos próprios, a expectativa é que a iniciativa receba apoio e possa ser ampliada. “Nós mesmos que estamos bancando o projeto neste primeiro momento, mas acreditamos muito no crowdfunding (vaquinha virtual) e no apoio da sociedade. Estamos recebendo doação por pix (esperancasobrerodasgo@gmail.com) ou pelo Sharity”, comenta Bruno.

A viagem também poderá ser acompanhada pelo Instagram, Facebook, YouTube e outras redes do #EsperançaSobreRodas, que mostrará as belezas das diversas regiões do Estado e as atividades desenvolvidas, além de um diário de bordo com as impressões sobre as experiências vivenciadas pelo grupo.

Mais fotos: https://www.joventinoneto.com.br/EMPRESARIAL/Fabricio-Rosa-Esperança/n-zfC2nv