Povo de Ceres quer ficalização do rio das almas sobre pesca predatória

Povo de Ceres quer ficalização do rio das almas sobre pesca predatória

A Piracema é o movimento de migração dos peixes durante o período reprodutivo, no qual eles deslocam-se do sítio de alimentação até o lugar onde realizam a desova. Este fenomeno ocorre nos períodos chuvosos, também chamado de período de águas altas. No Brasil, esse movimento geralmente acontece durante o verão, quando as águas estão mais quentes, entre 1 de novembro e se estende até 28 de fevereiro.

De acordo com a lei federal de proteção do meio ambiente é proibido, durante a Piracema, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia. O uso de materiais perfurantes, como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança também é vetado durante esse período.

Com a aproximação do periodo da piracema e preoacupados com a preservação do rio das almas, moradores de Ceres denunciam pesca predatória nesta época da piracema e solicita das secretárias de meio ambiente e da polícia florestal mais fiscalização nesta época está muitos com rede tarrafa, arpão entre outras matérias de pesca predatória.

Vale lembrar que a pena por descumprimento varia de multa de R$700 a R$100.000 e prisão de um a três anos