Operação multa veículos com excesso de carga para preservar asfalto em Goiânia

Ao todo, 40 abordagens foram realizada no primeiro dia da fiscalização.

Operação multa veículos com excesso de carga para preservar asfalto em Goiânia
Prefeitura inicia ações para coibir cargas com excesso de peso em Goiânia (Foto: Divulgação / SET)

A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta sexta-feira (31/10) as ações para coibir veículos com excesso de cargas na capital. A avaliação é de que o peso excedente contribui para deterioração do asfalto. A primeira operação ocorreu na Avenida 3ª Radial, no Setor Pedro Ludovico. Durante a operação, 40 veículos foram abordados, com 13 autos de infração lavrados e uma motocicleta removida. Ela estava com o licenciamento vencido desde 2022.

A ação contou com os trabalhos dos agentes da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). De acordo com estudos técnicos, um único caminhão com excesso de peso pode causar danos equivalentes a milhares de passagens de veículos leves, provocando fissuras, afundamentos e desgaste prematuro do pavimento.

Além de encurtar a vida útil das vias, o problema eleva os gastos públicos com recapeamento e manutenção. De acordo com o superintendente de Trânsito da SET, Tiago Carvalho, os agentes estão capacitados para esse tipo de fiscalização, após curso realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As operações com veículos de carga serão realizadas semanalmente, em locais estratégicos e em diferentes horários, com base em dados de tráfego e demandas identificadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e pelo Centro Operacional de Trânsito (COT), ambos da SET.