Nuvemshop é a primeira plataforma de e-commerce do mundo que permite pagar sem sair do WhatsApp
Nuvemshop é a primeira plataforma de e-commerce do mundo que permite pagar sem sair do WhatsApp.
Um dos maiores desafios quando falamos sobre vendas online é conseguir oferecer uma ótima experiência de compra para o consumidor, e disso a Nuvemshop entende. A maior plataforma de e-commerce do Brasil e da América Latina, acaba de anunciar uma parceria com a Meta para lançar em primeira mão a nova forma de pagar sem sair do WhatsApp, desenvolvida exclusivamente para o Brasil.
Com essa novidade, os consumidores vão conseguir completar todo o processo de compra — da descoberta do produto ao pagamento — sem sair do WhatsApp. O anúncio aconteceu na 1ª edição do D2C Summit, o maior evento do Brasil direcionado às marcas que vendem diretamente ao consumidor (o nome, aliás, quer dizer direct to consumer, direto ao consumidor, em português) e mais de 5 mil pessoas ficaram sabendo da novidade em primeira mão.
inteligência artificial como facilitador da jornada
“Esse é um marco histórico para o e-commerce global. Ao trazer a jornada de compra completa para dentro do WhatsApp, estamos inaugurando a era do Comércio Agêntico, em que a tecnologia e a inteligência artificial têm um papel fundamental nas vendas, tornando a jornada mais fluida e sem fricções”, afirma Alejandro Vázquez, presidente e cofundador da Nuvemshop.
Segundo o executivo, ao construir essa parceria com a Meta, a empresa passa a facilitar os processos de venda e compra dos milhões de usuários do aplicativo no Brasil e dos lojistas que utilizam a Nuvemshop. “Não se trata de apenas uma inovação tecnológica, mas sim de uma revolução no varejo online.” A solução para checkout de pagamento online foi criada exclusivamente para o Brasil e coloca a Nuvemshop como a primeira plataforma de e-commerce do mundo que permite pagar sem sair do WhatsApp!
na prática, como funciona pagar sem sair do WhatsApp?
O recurso opera a partir do Nuvem Chat, solução de inteligência artificial desenvolvida pela própria Nuvemshop, que foi conectada diretamente à API do WhatsApp. A tecnologia interpreta texto, imagem e áudio, e pode acionar atendimento humano quando necessário, oferecendo uma experiência híbrida e eficaz.
Na prática, o consumidor pode perguntar sobre um produto em uma conversa no WhatsApp, receber a lista de opções, montar o carrinho e pagar no mesmo chat por meio do Nuvem Pago, a solução de pagamentos integrada da Nuvemshop. Se já tiver seus dados de pagamento salvos na plataforma — como acontece com mais de 15 milhões de consumidores cadastrados — a compra é concluída em segundos. Caso contrário, basta inserir as informações na hora, sem precisar sair da conversa.
Segundo Vázquez, a solução responde a um desafio comum dos lojistas: a dificuldade de converter interações no WhatsApp em vendas efetivas. “Nossa solução resolve isso ao permitir que toda a jornada de compra, do atendimento ao pagamento, aconteça dentro da conversa no WhatsApp, de forma automatizada e escalável”, afirmou. Além de conveniência, a solução elimina a necessidade de redirecionamentos para sites externos ou aplicativos de pagamento, reduzindo abandono de carrinho e aumentando conversões.
proteção de dados como prioridade
As transações realizadas pelo Nuvem Chat acontecem dentro da infraestrutura da Nuvemshop, com o mesmo nível de proteção aplicado às compras feitas no e-commerce — incluindo tecnologia antifraude em múltiplas camadas e taxa média de aprovação de 99%. Já o WhatsApp protege as conversas com criptografia de ponta a ponta, garantindo que apenas consumidor e loja tenham acesso ao conteúdo trocado. O aplicativo armazena apenas informações técnicas mínimas, sem acesso às mensagens nem aos dados de pagamento.
“O WhatsApp faz parte do dia a dia de todos nós, de grupos de amigos até transações comerciais. Esta parceria com a Nuvemshop reforça ainda mais o papel do WhatsApp como uma plataforma de negócios”, disse Tarcisio Ribeiro, diretor de Parcerias de Monetização do WhatsApp.
O checkout no WhatsApp é parte da campanha InovA 2026 e reúne mais de 100 novos produtos e soluções em inteligência artificial, performance e automação. O plano reforça a visão da Nuvemshop de se consolidar como um ecossistema completo de e-commerce, conectando loja online, pagamentos, logística, marketing e conversational commerce. O objetivo é acelerar o crescimento de marcas com ferramentas robustas, acessíveis e conectadas às necessidades do novo varejo.







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