Novo sistema de parcelamento do IPVA faz número de adeptos dobrar, em Goiás

Segundo a Secretaria de Economia de Goiás, o crescimento de adeptos ao parcelamento foi de 94%, saltando de 151 mil para 293 mil veículos.

Novo sistema de parcelamento do IPVA faz número de adeptos dobrar, em Goiás
Parcelamento do IPVA, em Goiás - Foto: Internet / Reprodução

Depois que o Governo de Goiás anunciou e instaurou uma quantidade maior de parcelas para o pagamento do Imposto Sobre Veículos Automotores (IPVA), a procura pelo parcelamento quase dobrou no Estado.

Antes da mudança, era possível que o proprietário do veículo parcelasse o IPVA em até três vezes, porém com a mudança a quantidade de parcelas passou para dez.

Segundo informado pela Secretaria de Economia de Goiás, o crescimento de adeptos ao parcelamento foi de 94%, saltando de 151 mil para 293 mil veículos.

Fazendo um comparativo entre janeiro e junho de 2022, com o mesmo período do ano passado, esse crescimento representa 115%. Ao todo, no primeiro semestre de 2021, cerca de R$ 100 milhões foram realizados em parcelamento, em 2022 subiram para R$ 215 milhões.

Vale lembrar que a medida trouxe outra mudança para o pagamento do IPVA. Este, por sua vez, diz respeito ao pagamento da parcela única que passou do primeiro para o segundo semestre, possibilitando que seja feito a partir de setembro.

Além disso, neste ano de 2022, o calendário não foi fechado para nenhuma placa. Deste modo, o contribuinte pode realizar o pagamento das parcelas a qualquer momento, exceto depois do vencimento da data final, de setembro a dezembro.

Os boletos referentes ao exercício de 2022 devem ser emitidos através do site do Detran.

Descontos no  IPVA 2022

Em 2022, o desconto de 5% a 10% no IPVA foi mantido para os participantes do Programa Nota Fiscal Goiana (NFG). Com isso, mais de 441 mil proprietários de veículos terão desconto no imposto.

Já a isenção do imposto é destinada a veículos com mais de 15 anos, para pessoas com deficiência, para ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar e veículo novo no ano da sua aquisição, comprado em concessionária goiana.

 

Com informações Dia Online.