''Ninguém desafia Trump como o presidente do Brasil'', diz The New York Times sobre Lula

Leia as principais declarações de Lula ao jornal americano.

''Ninguém desafia Trump como o presidente do Brasil'', diz The New York Times sobre Lula

“Ninguém desafia Trump como o presidente do Brasil”. A frase, usada como título em uma foto publicada pelo jornal The New York Times, resume o tom da mais recente entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao tradicional veículo norte-americano. Concedida em meio ao anúncio de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros feita por Donald Trump, a declaração simboliza a postura firme do petista, que disse não ter medo do ex-presidente dos Estados Unidos.

Durante a entrevista, Lula afirmou que o Brasil tentou negociar com os EUA por meio de ministros, mas que “ninguém quis conversar”. Ao contrário de outros líderes mundiais que evitam confronto direto com Trump, Lula decidiu enfrentar o republicano. “Talvez ele não saiba que, no Brasil, o Judiciário é independente”, declarou.

 

  • sagrada para nós, porque já vivemos ditaduras e não queremos mais isso.”
  • Nada de ultimato – “Quando há uma divergência comercial ou política, você pega o telefone, marca uma reunião e tenta resolver. O que você não faz é taxar e dar um ultimato.”
  • Fim do ganha-ganha – “Vamos sair de uma relação diplomática de 201 anos de ganha-ganha para uma relação política de perde-perde.”
  • Ninguém quer conversa – “O que está impedindo [o diálogo] é que ninguém quer conversar. Todo mundo sabe que pedi para que um contato fosse feito.”
  • Sanções ao Judiciário – “Se o que você está me contando é verdade, é mais sério do que eu imaginava. A Suprema Corte de um país tem que ser respeitada não só pelo seu próprio país, mas por todo o mundo.”