Mais de 10 ônibus clandestinos são apreendidos em Goiânia durante feriado

Objetivo foi combater o transporte clandestino de passageiros durante o feriado prolongado.

Mais de 10 ônibus clandestinos são apreendidos em Goiânia durante feriado

Durante o feriado prolongado da Proclamação da República, mais de 10 ônibus clandestinos foram apreendidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Goiânia. A Operação Centauro foi realizada de sexta (12) até esta segunda-feira (15).

O objetivo da ANTT foi combater o transporte clandestino de passageiros, por isso, a fiscalização apreendeu 13 ônibus que circulavam de maneira irregular na capital goiana.

A ANTT alerta os usuários de ônibus de turismo sobre os riscos do transporte clandestino. Além da incerteza de chegar ao destino, as rotas de transporte podem ser mais longas e perigosas. Para evitar a inspeção, os transportadores geralmente optam por dirigir em outras rotas, que são mais longas e têm más condições de manutenção das estradas.

Em alguns casos, o transporte clandestino opera sem os documentos e equipamentos de segurança necessários, e o motorista não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o órgão, denuncias sobre viagens ilegais podem ser feitas pelos canais da Ouvidoria: Whatsapp (61) 99688-4306,telefone 166 ou pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br.

 

Além da apreensão de ônibus clandestinos em Goiânia, ANTT normaliza transporte rodoviário internacional de passageiros

Na última sexta-feira (12/11), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 5.955/2021, que libera o transporte rodoviário internacional de passageiros. O serviço estava suspenso desde 2020, em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Desta forma, as empresas que prestam esse serviço já retornaram as operações, inclusive as que realizam os serviços de fretamento. A norma ressalta que as operadoras deverão observar a Portaria nº 658, de 5 de outubro de 2021, da Casa Civil da Presidência da República, ou outro regulamento que vier a sucedê-lo.

A notícia foi dada na última quinta-feira (11), pelo diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, em um vídeo, especialmente dedicado aos turistas e aos torcedores que vão nas finais das Copas da Conmebol.

 

 

Via Dia Online Goiás.