Leitor desabafa: As agências lotéricas em Ceres e Rialma não expõem placa explicando sobre atendimento preferencial para pessoas com crianças, e portadores de algum tipo de deficiência física e idoso

Leitor desabafa: As agências lotéricas em Ceres e Rialma não expõem placa explicando sobre atendimento preferencial para pessoas com crianças, e portadores de algum tipo de deficiência física e idoso
Aborrecido com a falta de educação – e de informação – dos atendentes e proprietários de estabelecimentos deAgência Lotérica de Ceres e Rialma, parecem ignorar o que são caixas preferenciais e caixas exclusivos, o idoso Francisco da Silva desabafa ao site Valle Notícias.
 
 
Prezado Carlitos Delfino
 
Temos percebido que, na sua quase maioria, os caixas de atendimento disponibilizados para atendimento a idosos, gestantes, pessoas com crianças, idosos e portadores de algum tipo de deficiência física não expõem  placas com os dizeres mais ou menos assim: “CAIXA COM ATENDIMENTO PREFERENCIAL PARA…
 
Ou as pessoas não conhecem o português, ou realmente o serviço é de péssima qualidade. Acredito na segunda opção.
 
A palavra PREFERENCIAL quer dizer “preferência”, mas não exclusividade. Ou seja, podemos se atendidos nesse caixa se não houver ninguém. Mas se algum idoso, ou gestante ou deficiente chegar temos que “dar a preferência”, ou seja, deixar passá-lo na sua frente. É igual ao assento de ônibus preferencial. Podemos sentar nele se estiver vazio. É só dar a preferência quando uma pessoa em situação especial chegar.
 
“PREFERENCIAL” é bem diferente de “EXCLUSIVO”, que quer dizer: SÓ PODE SE UTILIZADO PARA O QUE FOR DETERMINADO E SEM EXCEÇÕES.
 
Não é o que acontece nas cidade de Ceres e Rialm, onde existe um desrespeito total aos usuários. Vemos estes caixas às vezes vazios, com os funcionários sem fazer nada enquanto as outras filas, em algumas ocasiões, dobram esquina como no casa da lotérica próxima à Caixa Econômica Federal, no centro de Ceres.
 
Nesta lotérica, certa ocasião quase que fui agredido por um dos atendentes, justamente por que estava cobrando a possibilidade do atendimento, uma vez que o caixa estava vazio, e a famigerada “placa” dizia: PREFENCIAL.
 
Olha que já passo dos 50, os cabelos já parecem sair de uma fábrica de gesso Porém o desrespeito é e foi impressionante.
 
Está na hora de regular o atendimento nestes caixas, ou ainda dar umas boas aulas de boas maneiras, educação e português aos seus proprietários e atendentes. Definam: ou é realmente EXCLUSIVO ou PREFERENCIAL. Se PREFERENCIAL, todo mundo pode usar até que chegue alguém que atenda às características contidas na respectiva placa.