Homenagem a Jesse Koz mobiliza amantes de cães e carros antigos em Farroupilha

Mais de 500 veículos foram ao santuário. O influenciador brasileiro faleceu em um acidente ocorrido em maio, nos Estados Unidos, junto com o cachorro Shurastey .

Homenagem a Jesse Koz mobiliza amantes de cães e carros antigos em Farroupilha

Foi de emoção o clima da homenagem feita ao influenciador Jesse Koz e ao cachorro Shurastey em Farroupilha na manhã deste sábado (4). Ambos morreram em um acidente enquanto viajavam pelo mundo em um fusca. Apaixonados por carros antigos e tutores de cães, especialmente da raça Golden Retriver, saíram de Caxias do Sul por volta de 9h45min em direção ao Santuário de Caravaggio, onde chegaram um pouco antes das 11h. Conforme dados da organização, 530 veículos participaram da programação. 

A homenagem reuniu participantes do Veteran Car Club Serra gaúcha, do Caxias Fusca Clube e do Clube do Fusca de Novo Hamburgo. A ideia partiu da vice-presidente do Veteran, Daniela Cemin. Ela levou a proposta ao pai, Sérgio Cemin, presidente do clube, que aceitou fazer a programação.  

— A gente ficou muito comovido pela morte trágica dos dois — destaca Cemin. 

A família levou para o evento dois carros, um deles um Fusca, e também o cachorro Bolacha. — É por um motivo triste, mas ele (Jesse) merece essa homenagem — comenta Daniela. 

A sensação de liberdade emanada pela escolha de viajar o mundo com um carro antigo e um cachorro é um ponto destacado pelos participantes da romaria espontânea.  

— Eu acompanho do Jesse, o Shurastey e mais o fusca Dodongo há muito tempo pelo Instagram, e a gente se emociona porque é um menino que saiu de Curitiba, foi para Balneário Camboriú trabalhar e do nada, ele resolveu sair, entrou em vários grupos de mochileiros, e ele simplesmente se cansou, pegou o fusca junto com o cachorro e começou a viajar — diz André Curso, 54, administrador de empresas. 

Para homenagear a dupla, tem até quem pegou carro emprestado. É o caso do casal formado pelo empresário Gabriel Turcatti, 51, e pela professora Renata Turcatti, 50, que também estamparam fotos de Jesse e Shurastey no carro: 

— O Fusca é da minha sogra, a gente tem Kombi, mas, como a homenagem era para o Jesse, a gente resolveu vir de Fusca. A nossa relação do Jesse com o Shurastey começou em 2018, que a gente passou a acompanhar todos os dias. A gente ficava até bravo quando a gente entrava no Youtube e não tinha vídeo dele. Gostávamos muito dele e do cachorro — conta o empresário. 

Flávia Noal / Agência RBS

Grasiela Vanderlan, apaixonada por cães, considera que Jesse deixou uma lição de respeito aos animais Flávia Noal / Agência RBS

Além do Fusca, a paixão pelos animais também fez com que Jesse tivesse muitos seguidores. É o caso da empresária Grasiela Vanderlan, 40, que faz parte de um clube com 120 cães da raça Golden Retriever em Caxias. Na manhã de sábado, ela foi ao Santuário de Caravaggio acompanhada dos cachorros Pedro e Manu e do esposo, o motorista Itamar Tempass, 49. 

— É uma grande perda, sem dúvida. Fica como um legado para demonstrar para muitas outras pessoas, que não entendem o amor incondicional de um dono de um cachorro. A gente tem que ter um amor por eles, porque eles não são irracionais. Sem palavras o tanto que temos esse amor por esses pets, o quanto eles mudam a vida da gente. Então, fica uma lição de respeito a eles, na minha visão. 

Durante a missa das 10h30min, inclusive, os dois viajantes foram lembrados e aplaudidos. Antes da celebração o padre Ricardo Fontana, reitor do Santuário de Caravaggio, comentou que a romaria surgiu de forma espontânea: 

—  O Santuário sempre está preparado para receber devotos e peregrinos, especialmente pelo Jesse, que foi um propagador da paz e o bem pelo mundo, e morreu em uma fatalidade. Caravaggio é a casa da mãe e, na casa da mãe, todo mundo se sente bem, gosta de vir.  

Flávia Noal / Agência RBS

A homenagem reuniu mais de 500 veículos, entre eles muitos fuscas e outros carros antigos Flávia Noal / Agência RBS

 

 

Com informações Gauchazh.