Goiás tem 6,3 mil casos conhecidos de Covid em 24 horas, diz Saúde

Este é o segundo maior número de infectados por dia desde o início da pandemia. Boletim diz ainda que 12 pessoas perderam a vida pela doença em um dia.

Goiás tem 6,3 mil casos conhecidos de Covid em 24 horas, diz Saúde
Coronavírus — Foto: Foto: JN

Goiás tem 6.317 mil casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quinta-feira (13). Os dados mostram ainda que 12 pessoas perderam a vida pela doença em um dia.

Este é o segundo maior número de infectados por dia desde o início da pandemia. Em 9 de junho de 2021, o estado registrou 7.031 infectados em um dia, batendo um recorde.

Em nota, a SES informou que além dos novos casos que foram inseridos nos sistemas oficias do Ministério da Saúde (MS), há aqueles que não foram registrados anteriormente e que estavam acumulados, devido ao ataque hacker sofrido pelas plataformas do governo federal.

A pasta disse ainda que os problemas foram sanados, uma vez que os sistemas de notificação voltaram a operar, existindo ainda cumulativo de registros a serem notificados, que estão sendo inseridos gradativamente.

Conforme a pasta, nesta quinta-feira, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs para o tratamento da doença é de 80%. Em relação às enfermarias, 42% estão sendo usadas.

Ao todo, o Goiás já registrou 967.579 casos e 24.753 mortes pela a doença desde o início da pandemia.

Em Goiânia, até esta tarde, havia o total de 238.641 infectados e 7.032 vidas perdidas para o coronavírus. Em 24 horas, foram 1.889 novos casos conhecidos e nenhum óbito.

No entanto, a capital tem 72% das UTIs para o tratamento da doença lotados. Na enfermaria, a taxa é de 78%.

 

Ômicron em Goiás

 

Goiás é o segundo estado com mais registros de ômicron no país após ter 70 casos e a 1ª morte pela variante, conforme dados do Ministério da Saúde desta terça-feira.

O estado está atrás de São Paulo, que lidera com 121 casos da variante e Rio de Janeiro, com 58 infectados pela ômicron.

Até esta quinta-feira, o Brasil havia registrado apenas uma morte pela variante, que aconteceu em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.

A vítima foi um idoso de 68 anos portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. O caso foi registrado no último dia 6 de janeiro. Ele vivia em um abrigo de idosos e já estava vacinado com as três doses.

Especialistas explicam que a vacinação contra a Covid-19 reduz o risco de morte pela doença e suas variantes. Eles afirmam ainda que os imunizantes disponíveis contra o coronavírus são para evitar o agravamento dos casos, mas que não há garantia de que possam impedir a reinfecção.

 

Com informações g1 Goiás.