Goiás registra 4 casos suspeitos de intoxicação por metanol
Situação em Bom Jesus de Goiás foi descartada, sobrando três em investigação.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-G) registrou quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol até esta tarde de domingo (5). Os registros ocorreram nos municípios de Itapaci, Formosa, Padre Bernardo e Bom Jesus de Goiás – esta última foi descartada. Mais cedo, a pasta informou ao Mais Goiás que a equipe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) conseguiu 27 ampolas do antídoto, na tarde de sexta-feira (3), e que as situações notificadas “cumprem os critérios que preenchem a definição de casos suspeitos, conforme a nota técnica do Ministério da Saúde”.
Antídoto
No sábado (4), o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos Estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. Foram enviadas 580 ampolas a cinco estados, inicialmente: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.
Na mesma data, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o governo federal comprará 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol. “O Ministério da Saúde atua em tempo real junto às secretarias estaduais e municipais, garantindo o envio dos antídotos e o suporte técnico necessário ao atendimento dos pacientes”, declarou.
Sobre o antídoto, a SES-GO enviou a seguinte nota, anteriormente:
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclarece que o Ministério da Saúde publicou, em 05 de outubro de 2025, a Nota Informativa nº 27/2025-CGAFME/DAF/SECTICS/MS, que define o fluxo para a distribuição do álcool etílico 99,5% (solução injetável em ampola), utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol.
De acordo com o documento, o Ministério da Saúde realizará o envio das ampolas somente mediante demanda específica, ou seja, após a notificação de caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol. Não há, portanto, uma distribuição prévia de estoques aos estados. O fornecimento será feito com prioridade e urgência diretamente à unidade de saúde que registrar o caso, a partir da notificação da situação, e conforme disponibilidade de estoque.
A SES-GO informa ainda que, de forma emergencial, a equipe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (CIATox-GO) retirou 27 ampolas de álcool etílico absoluto estéril disponíveis no Hospital das Clínicas da UFG, no final da tarde de sexta-feira (03/10), para atendimento imediato dos pacientes de Formosa e de Uruaçu.”







Comentários do Facebook