Em Goiás: Ambulante leva filha para fazer Enem e aproveita para vender refrigerante e balas na porta de faculdade : 'Dinheiro extra'

George Santos disse que as vendas foram boas no horário de entrada da prova. A filha dele quer fazer medicina e, para isso, ela parou de ajudar os pais no comércio para se dedicar aos estudos.

Em Goiás: Ambulante leva filha para fazer Enem e aproveita para vender refrigerante e balas na porta de faculdade : 'Dinheiro extra'
ENEM 2022 - DOMINGO (13), GO- George Santos Sousa , de 40 anos, levou a filha para fazer prova e aproveitou para vender refrigerantes e balas, Goiás — Foto: Thauany Melo/g1

O ambulante George Santos Souza, de 40 anos, levou a filha para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Goiânia, neste domingo (13), e aproveitou para vender refrigerante, canetas e balas na porta da Pontíficia Universidade Católica (PUC-GO) para faturar um dinheiro extra.

"Fechei uma jantinha recentemente e sobrou refrigerantes, sucos e água mineral. Falei: ‘Por que não?’. Já tinha que trazer a minha filha mesmo. Ganhar um dinheiro extra, né. Domingo que vem estarei aqui novamente", explicou Santos.

As vendas foram boas no horário de entrada da prova, na avaliação do ambulante, que espera vender mais quando os estudantes saírem das provas.

A jovem Luana Beatriz Santos Sousa, de 18 anos, filha do ambulante, quer fazer medicina. Como a rotina de preparação é intensa, o pai abriu mão da ajuda da filha na jantinha para ela se dedicar aos estudos.

ENEM 2022 -DOMINGO (13) – GOIÂNIA (GO) – Estudantes chegam para o primeiro dia do Enem na PUC Goiás, em Goiânia, Goiás” — Foto: Thauany Melo/g1

ENEM 2022 -DOMINGO (13) – GOIÂNIA (GO) – Estudantes chegam para o primeiro dia do Enem na PUC Goiás, em Goiânia, Goiás” — Foto: Thauany Melo/g1

 

Enem em Goiás

 

O primeiro dia de provas será de ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, que tem o tema: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Do total de inscritos no estado, 82.165 são mulheres e 55.561, homens. Os alunos com 18 anos de idade são maioria dos inscritos: 47.076. Há também 164 pessoas com 60 anos ou mais que se inscreveram no exame.

 

O que é o Enem?

 

O Enem é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O exame avalia o desempenho do estudante e colabora para o acesso à educação superior e ao financiamento estudantil.

De acordo com o Inep, qualquer pessoa pode fazer o Enem, mas os “treineiros”, aqueles que ainda não concluíram e não vão concluir o ensino médio em 2022, só podem usar o resultado para autoavaliação de conhecimentos.

  • 4 provas objetivas;
  • 180 questões;
  • 45 questões em cada área do conhecimento;
  • 1 redação: com 7 linhas no mínimo e 30 linhas no máximo, sendo um texto dissertativo-argumentativo a partir de situação-problema

Com informações g1 Goiás.