Casal em Goiás faz ensaio de casamento com galo gigante que mede mais de 1 metro

Ensaio foi realizado na tarde de sexta-feira (31)

Casal em Goiás faz ensaio de casamento com galo gigante que mede mais de 1 metro

O microempreendedor e youtuber Jurandir Neto e a noiva dele, Maria Eduarda Arruda, fizeram um ensaio de fotos de casamento, no Coreto da Cidade de Goiás, com um galo da raça índio-gigante que mede mais de 1 metro de altura. O registro ocorreu na tarde de sexta-feira (31). 

Em entrevista ao Mais Goiás, Jurandir contou que a ideia de realizar um ensaio de casamento com aves veio da sua história e amor por eles – hoje, inclusive, ele trabalha com a venda dos espécimes na forma ornamental. O goiano começou a estudar e criar galinhas em 2015, mas somente em 2017 conseguiu comprar seu primeiro galo índio-gigante. No ano seguinte, ele teve que parar a criação para fazer um curso.

“Em 2017 eu consegui comprar [um galo] de um rapaz em Goiânia. Aí eu comecei a trabalhar com essas reaças.” Ele revela, entretanto, que precisou interromper o sonho mais uma vez. “Em 2018 eu tentei fazer um curso fora do País e tive que vender minhas aves, novamente. Eu nem ia criar mais, tinha parado de criar, mas fiquei somente um ano sem”, explica o microempreendedor. 

Jurandir conta que, em 2019, com ajuda de amigos, conseguiu comprar outra ave e recomeçar sua criação. O recomeço não foi fácil e o lucro só começou a surgir em 2023. “Ano passado eu tive R$ 16 mil de lucro só com o meu galinheiro. Lucro bruto. Esse ano a gente já encostou nesse valor. Já vendi R$ 15 mil nos primeiros seis meses. Graças a Deus, estamos ganhando espaço no mercado”, ressalta. 

Índio-gigante

Jurandir destaca a singularidade das aves índio-gigantes, que podem atingir até 1 metro e 30 de altura, tornando as aves um alvo de interesse no mercado. “Essas aves chegam até 1,3 metro e 30 de altura. E temos galinhas que chegam a até 1,1 metro, que são raras.”

Vale citar, a raça do galo é resultado do cruzamento de galinhas caipiras com galos de briga. Eles têm pernas longas, pescoço sem penas e a alimentação é composta por capim e milho.

 

Entre as características do índio-gigante estão as canelas grossas e amarelas, carcaça volumosa e arredondada, rabo voltado para baixo, cabeça larga e grossa e pele entre bico e o pescoço, conhecida como barbela de boi.

 

Mais Goiás.