Após tarifaço, imagem dos EUA piorou para um em cada três brasileiros
Para 51% dos brasileiros, a imagem dos EUA permanece a mesma, enquanto 6% relatam uma melhora na percepção sobre o país.

A imposição de tarifa de 50% sobre produtos de origem brasileira fez a imagem dos Estados Unidos piorar entre os brasileiros. É o que mostra pesquisa Ipsos/Ipec realizada entre os dias 1º e 5 de agosto, em que foram entrevistados 2 mil brasileiros. Uma em cada três pessoas (38%) admitiu que a visão que tem dos norte-americanos mudou para pior.
Para 51% dos brasileiros, a imagem dos Estados Unidos permanece a mesma, enquanto 6% relatam uma melhora na percepção sobre o país comandado por Trump.
A pesquisa Ipsos/Ipec também perguntou aos entrevistados qual é, na opinião deles, a motivação por trás da decisão do presidente Donald Trump, e 75% responderam que é política. Outros 12% disseram que é meramente comercial e 5% entendem que é uma questão tanto política, quanto comercial.
Como o Brasil deve reagir
O instituto questionou qual deve ser a reação diante da investida de Trump, e o resultado mostra que o país está dividido e polarizado – cenário que perdura desde as eleições de 2022.
A ideia de que “o Brasil deveria reavaliar sua parceria comercial e se distanciar dos Estados Unidos” tem o apoio de 46% das pessoas e gera discordância de 47%.
Enquanto 61% dos brasileiros que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas eleições apoiam o distanciamento, 65% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro são contrários.
A proposta de que o Brasil deveria responder na mesma moeda, aplicando tarifas altas sobre os produtos americanos, também divide os brasileiros. Enquanto 61% dos eleitores de Lula apoiam a retaliação, 56% dos que dizem ter votado em Bolsonaro são contra a medida.
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