Antes de Morrer com Covid-19, Jornalista e Ambientalista Fernando Lobão de Rubiataba fez video denunciando falta de atendimento: Mas ao invés de ser tratado da Covid-19, eles chamaram a policia

Antes de Morrer com Covid-19, Jornalista e Ambientalista Fernando Lobão de Rubiataba fez video denunciando falta de atendimento: Mas ao invés de ser tratado da Covid-19, eles chamaram a policia

O jornalista e ambientalista Fernando Lobão, de 41 anos, morreu de Covid-19 nesta madrugada (01/03) em Goiânia. Ele era diretor e presidente do Jornal TV Goiás Verde com sede em Rubiataba Goiás.
 
Fernando estava internado há 15 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Goiânia, mas não resistiu e morreu nesta madrugada.
 
Fernando Arivelton (Fernando Lobão), era editor de política e economia no jornal Goiás Verde em Rubiataba. Ele era bastante conhecido por denunciar crimes ambientais e outras mazelas envolvendo políticos de todo estado de Goiás, inclusive em Rubiataba e em todo Vale do São Patrício.
 
Um vídeo que circula em redes sociais mostra a situação de desespero de Fernando Lobão que implorou por atendimento médico dentro de um posto de saúde municipal de Rubiataba.
 

O repórter investigativo Carlitos Delfino do site valle noticias vai investiga a responsabilidade do município de Rubiataba por possível negligencia na morte do jornalista e ambientalista Fernando Lobão por Covid-19.
 

 

 

No dia (08/09/2019, Fernando Lobão escreveu uma matéria para o site Valle Noticias www.vallenoticias.com.br. que teve repercussão em todo brasil, com o titulo: ”, A seca do Rio das Almas Assusta a população de Ceres Rialma e Região”,

O Rio das Almas é um rio brasileiro que banha o estado de Goiás. Sua nascente é no limite do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, no município de Pirenópolis. Segue seu curso no sentido sul-norte e compõe a bacia do Tocantins. Corta as cidades de Pirenópolis, Jaraguá, Ceres, Rialma e Nova Glória.
 
O Rio está com o volume cerca de 50% de água abaixo do nível esperado nesta época do ano. O fato foi denunciado ao Jornal Valle Noticias na manha deste sábado (24/08), e tem assustado os moradores e ambientalistas da cidade e zona rural que afirmam que o fator que intensificou ainda mais a seca foram as instalações de dezenas de motores de grande porte que retiram milhões de litros de água do Rio Verde, Rio Uru e Rio das Almas para fazer irrigação de plantios de cana da empresa CRV Industrial de Carmo do Rio Verde e com isso está escoriando as margens dos Rios que cortam e abastecem os municípios.
 
O nível dos rios baixou consideravelmente. É quase impossível acreditar que no local já houve vastas águas que, inclusive, causavam enchentes nos arredores.

O mais grave de tudo isso são os vários motores que estão sendo usados pela usina para fazer bombeamento de água para a transposição até uma caneleta que distribui água para vários açudes formando verdadeiras piscinas com milhares de litros de águas que são distribuídos através de centenas de metros de tubulação de dezesseis polegadas que através de canhões de jato de água realizam a irrigação de áreas plantadas.

No vídeo gravado pela reportagem do Valle Noticias é possível ver a quantidade de água que passa pelo duto para os reservatórios em pouco em pouco intervalo de tempo.

O que fazer em Cocalzinho de Goiás: cachoeiras, caverna, vinícola etc
Em pouco tempo, alguns vão dizer que é tarde demais, que Carmo do Rio Verde, Ceres e Rialma estarão sem água. É gravíssimo o que ocorre vendo os nossos rios sendo degradados por usineiros por falta de educação/cultura e até mesmo pela ausência de uma fiscalização mais rígida para coibir esses tipos de crimes contra o meio ambiente.

 


Com informações Valle Notícias.