Ainda é possível trocar o local de votação para as eleições? Confira o que diz o TSE

MS possui local de votação em trânsito em dois municípios.

Ainda é possível trocar o local de votação para as eleições? Confira o que diz o TSE
Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax.

Com pouco mais de dois meses para as Eleições 2022, eleitores ainda podem trocar a cidade em que desejam votar. Isso porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permite o voto em trânsito, para quem não vai estar no município em que tem cadastro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Desde a última segunda-feira (18), a liberou os pedidos para voto em trânsito. Ou seja, se você já tem certeza de que não deve estar no município em que vota e sabe a cidade que vai estar em outubro, pode solicitar a alteração.

Não sabe onde vai estar? A solicitação fica disponível para os eleitores até 18 de agosto, prazo em que serão encerrados os cadastros de voto em trânsito.

Conforme o calendário eleitoral, as votações do primeiro turno estão marcadas para 2 de outubro. O voto em trânsito é liberado tanto para o primeiro turno, quanto para o segundo. Existe a possibilidade de selecionar locais diferentes para votação nos dois turnos.

As eleições são para eleger os seguintes cargos: Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Federal. Caso o eleitor vote em trânsito, terá o direito de votar apenas no Presidente da República e vice-presidente.

Como alterar o local de votação

Para solicitar a mudança de local com voto em trânsito e alterar a cidade em que você votará nas Eleições de 2022, é necessário se dirigir pessoalmente a qualquer cartório eleitoral. No local, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto e indicar o município que pretende votar.

Se finalizar o processo, o eleitor cadastrado para votar em trânsito estará desabilitado para votar na seção de origem. Segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), o Estado tem dois locais para voto em trânsito.

Em Campo Grande, eleitores poderão votar em trânsito na sede Sebrae (Av. Mato Grosso, 1661). Já em Dourados, a votação acontece na sede da OAB, localizada no centro do município.

Não poderão realizar o voto em trânsito eleitores que estão fora do país. E se o eleitor fizer a alteração e não puder comparecer, deve justificar normalmente a ausência no dia das votações.

Serviços do TSE

Desde 18 de julho, a Justiça Eleitoral disponibiliza serviços para os eleitores e mesários das Eleições de 2022. Entre eles, estão as solicitações de mudança de seção para PCDs (Pessoas com Deficiências).

 

Com informações Midia Max.