Advogados protestam contra proposta do TJ-GO de anexar comarca de Rialma à de Ceres

De acordo com a organização do evento, cerca de 300 pessoas se reuniram no local.

Advogados protestam contra proposta do TJ-GO de anexar comarca de Rialma à de Ceres
Foto: Divulgação

Advogados de Rialma, a cerca de 185 km de Goiânia, se reuniram em frente à Câmara Municipal da cidade para protestarem contra a proposta de anexação da comarca à de Ceres. De acordo com a organização do evento, cerca de 300 pessoas se reuniram no local.

A manifestação aconteceu por volta das 17 horas e contou com a presença do prefeito da cidade, Fred Vidigal (PTB). No local, os presentes adesivaram carros que passavam com materiais contra a medida.

Na proposta de anexação, feita em um ofício do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), consta que as cidades são localizadas geograficamente na mesma região e que as populações possuem bastante vínculo entre si. Entretanto, tanto a OAB-GO quanto os advogados discordam da proposta.

 

A advogada Nathaly Rios, que participou da organização do ato, disse ao Mais Goiás que as populações das duas cidades são contra a anexação. Ela firmou que, se a medida for implementada, haverá uma sobrecarga de processos.

“Atualmente temos uma média de 4.330 processos ativos em Rialma”, disse Nathaly. “Em ceres são 9.589 e em Carmo do Rio Verde são 2.935 processos. A comarca de Carmo do Rio Verde já foi anexada a Ceres, ou seja, já houve um sobrecarregamento processual”, pontuou.

Nathaly afirmou também que o objetivo da manifestação é resguardar o amplo acesso à justiça. “A comarca de Rialma abrange as cidades de Santa Izabel, Rianapolis e Rialma e que não há qualquer tipo de transporte público nesses municípios. Entramos diversas vezes em contato com o TJ que sempre vem jogando panos frios em cima da situação. Não nos foi repassado qualquer tipo de posição quanto as mudanças que irão ocorrer no município”, concluiu.

 

 

Com informações Mais Goiás.