Usuária do Ipasgo faz cirurgia de alta complexidade em Ceres

Usuária do Ipasgo faz cirurgia de alta complexidade em Ceres

 No último mês de julho, a professora da rede estadual Valdete Pereira de Sousa, de 55 anos, usuária do Ipasgo Saúde, foi diagnosticada com um aneurisma. Moradora da cidade de Minaçu, ela passava férias na casa da mãe, em Nova Glória, no Vale do São Patrício, quando sentiu fortes dores de cabeça. Acostumada a se consultar sempre em Goiânia, dessa vez, por falta de condução, ela foi à cidade vizinha, Ceres, onde foi levantada a suspeita de um aneurisma. Ela chegou a vir à capital para fechar o diagnóstico, mas quando soube que a cirurgia para corrigir o problema, poderia ser feita em Ceres, ela nem pensou duas vezes e decidiu por se submeter ao procedimento lá mesmo. "Eu gostei muito da estrutura do hospital e senti muita segurança com a atenção que o médico me deu. Além disso, em Ceres eu poderia ficar mais perto da minha família", disse Valdete.

 

A cirurgia, totalmente coberta pelo Ipasgo, foi feita no IMEC, o Instituto Médico de Ceres, no dia 13 de agosto. Valdete foi a primeira paciente a passar pelo procedimento na unidade e agora se recupera sob os cuidados da mãe, na cidade vizinha. Feliz pelo sucesso da cirurgia, ela elogia o serviço. "Não fica devendo em nada para hospitais e médicos da capital", arrematou.

 

O serviço de cirurgias neurológicas no IMEC foi criado pelo neurocirurgião, Wildebranham Bastos, que depois de trabalhar por um tempo na capital, observou que havia uma grande carência de profissionais e de serviços especializados em neurocirurgia no interior do estado, que ficam concentrados na região metropolitana de Goiânia. Além de Goiânia, Anápolis e Aparecida, esse tipo de procedimento só é realizado em Ceres e em Rio Verde. Como se trata de serviços de alto custo, o centro de neurologia e neurocirurgia foi montado aos poucos no IMEC e agora já tem toda estrutura para cirurgias de alta complexidade, inclusive com 10 leitos de UTI. Para o médico, realizar a primeira cirurgia de clipagem de aneurisma numa usuária do Ipasgo foi uma grande satisfação. "Isso muito me orgulha pois estamos fazendo parte de um projeto amplo do governo do Estado, que é a interiorização de serviços de alta complexidade", explicou o neurocirurgião.

O IMEC é um hospital com 25 anos de funcionamento em Ceres e recentemente houve uma extensão nos atendimentos e serviços prestados. A unidade realiza ainda todos os tipos de cirurgia neurológica (tumor cerebral, hernia de disco, aneurisma, hidrocefalia, entre outras), atendimento de pacientes acidentados e com traumatismo craniano. Além disso também oferece cirugia geral, bariátrica, cateterismo/angioplastia cardiaca e cirurgias endovasculares. A unidade também disponibiliza serviço de hemodinâmica 24 h, centro especializado no atendimento de AVC e dor torácica. O serviço de diagnóstico conta com tomografia computadorizada 24 hs, ultrassonografia, densitometria óssea, eletroneuromiografia, doppler venoso arterial, doppler transcraniano, e Raios X digital.

 

A disponibilização de unidades como essa, que ofereçam eficiência e resolutividade, faz parte do esforço do Ipasgo em aumentar a oferta de serviços de atenção à saúde ao usuário do interior do Estado, sem que ele tenha que se deslocar para a capital. A interiorização é uma meta do Instituto, determinada pelo governador Marconi Perillo, que vem sendo seguida à risca.

 

Com informações Ipasgo.