Queda de avião no Pantanal: um dos maiores arquitetos do mundo está entre as vítimas fatais
Além do chinês Kongjian Yu, os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr também morreram.
Uma queda de avião no Pantanal, registrada na noite desta terça-feira (23), deixou quatro mortos na zona rural de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Entre as vítimas está um dos maiores arquitetos do mundo, o chinês Kongjian Yu, referência internacional na área da arquitetura paisagística e criador do conceito das “cidades-esponja”.
O acidente ocorreu na região da Fazenda Barra Mansa, área turística que já serviu de locação para a novela Pantanal, da TV Globo. Segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, a aeronave, um Cessna de pequeno porte, explodiu ao atingir o solo. As causas da queda de avião no Pantanal ainda serão investigadas.
Quem são as vítimas
As quatro pessoas que morreram no acidente foram identificadas como:
- Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono da aeronave;
- Kongjian Yu, arquiteto chinês reconhecido como um dos maiores do mundo;
- Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista;
- Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.
De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, do Dracco, os corpos ficaram carbonizados devido à explosão.
Legado do arquiteto chinês
Professor da Universidade de Pequim e doutor pela Universidade Harvard, Kongjian Yu fundou o escritório Turenscape, um dos maiores do mundo em arquitetura paisagística. Consultor do governo chinês, ele projetou soluções em mais de 70 cidades, reconhecido por aplicar metodologias baseadas na natureza para enfrentar enchentes e mudanças climáticas.
A vinda dele ao Brasil estava ligada à Bienal de Arquitetura, em São Paulo. Depois, seguiu viagem ao Pantanal para conhecer a região. Amigos do cineasta Luiz Ferraz disseram que os dois estavam trabalhando juntos em um documentário sobre as chamadas cidades-esponja.
Carreira do documentarista
Luiz Ferraz tinha carreira consolidada no audiovisual desde 2007. Produziu e dirigiu séries e documentários no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos mais recentes estão Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicado ao Emmy Internacional, e Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza.
Segundo acidente em setembro
Este é o segundo registro de queda de avião no Pantanal em setembro. No último dia 16, o médico e pecuarista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, também morreu após cair com a aeronave que pilotava em uma fazenda na região de Corumbá.
As condições climáticas típicas do Pantanal e o difícil acesso à região devem ser consideradas pela perícia na apuração das causas da tragédia.







Comentários do Facebook