Prefeitura de Ceres aumenta restrições e fecha comércios não essenciais; Veja o novo decreto

Prefeitura de Ceres aumenta restrições e fecha comércios não essenciais; Veja o novo decreto

A medida assinada hoje (19) pelo prefeito Edmario Barbosa (Cidadania), restringe o funcionamento de atividades não essenciais no município pelos próximos 15 dias. Conforme o decreto, o avanço da Covid-19 na cidade é o principal fator que levou o gestor municipal a tomar essa decisão.

Foi declarada situação de emergência e calamidade no âmbito de todo o município para fins de combate à Covid-19 e ficaram suspensas a partir da 0h0 deste sábado (20), todas as atividades de indústria; prestações de serviços e de funcionamento de estabelecimentos comerciais de varejo e atacado, de todos os gêneros, pelo período de 15 (quinze) dias, podendo prestar atendimento somente por meio de sistema drive thru ou delivery.

Estão excluídos da suspensão estabelecida as atividades consideradas essenciais ao atendimento das necessidades básicas da população, sendo: postos de combustíveis; supermercados e congêneres (mercearias, casas de carnes, frutarias, panificadoras, feiras alimentícias, dentre outros); farmácias e drogarias e estabelecimentos com atividades de serviços de urgência e emergência em saúde.

O texto segue orientação da Secretaria de Estado de Saúde, que nesta semana se reuniu com prefeitos e representantes da sociedade civil organizada e propôs a divisão do estado em 18 regiões que vão ser monitoradas toda semana.

De acordo com a SES para a avaliação dos municípios será levada em conta uma série de fatores, como a disponibilidade de leitos de UTI e de enfermaria dedicados ao tratamento da Covid-19 e também o aumento das taxas de contaminação, provocadas em especial pelo relaxamento das medidas sanitárias, como o distanciamento social, por exemplo.

Um levantamento feito pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Goiás, apontou que Ceres pertence ao grupo de municípios da microrregião São Patrício e está classificada como estado de calamidade.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na data de hoje (19) apontou que Ceres já vacinou 1.000 pessoas contra a Covid-19 e aguarda o recebimento de novas doses para continuar a campanha. A doença já provocou a morte de 29 pessoas. Há também 66 pacientes fazendo quarentena domiciliar, seis pessoas estão hospitalizadas na cidade e uma foi transferida para o H-Camp em Goiânia.

Outras cidades fechadas

Diante das altas demandas várias cidades já decretaram o fechamento dos comércios pelos próximos 15 dias, entre elas estão Itapaci, Catalão, Aruanã e Caldas Novas. Ao todo, cerca de 41 municípios cujos representantes participaram da reunião com o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), vão seguir a nota técnica da SES-GO.


As informações são do Renato Violi, jornalista e nutricionista em formação(Jornal Do Vale).