Parte dos colégios estaduais retoma as aulas presencias nesta segunda-feira em Goiás

Inicialmente, pouco mais de 80 escolas vão funcionar com 30

Parte dos colégios estaduais retoma as aulas presencias nesta segunda-feira em Goiás

Após o início do ano letivo com ensino on-line, 82 colégios estaduais retomam também as aulas presenciais nesta segunda-feira (25) em Goiás. Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as escolas vão funcionar com 30% da capacidade em presencial e terão revezamento de alunos. Além disso, outras medidas para evitar a disseminação da Covid-19 devem ser respeitadas.

De acordo com a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, o retorno das aulas acontecerá de forma híbrida, isto é, de forma presencial e remota. Na última quinta-feira (21), as aulas on-line no estado já tinham voltado.

Para o retorno das aulas presenciais, foram estipuladas regras, como:

 

  • Uso de álcool gel;
  • Aferição de temperatura;
  • Marcação nas cadeiras indicando onde o aluno pode se sentar.

Segundo o governo, o estado continuará seguindo a resolução nacional que permite até 30% de estudantes nas escolas. A secretária explicou que a preferência para o retorno às aulas presenciais será dos alunos da 3ª série do ensino médio, dos estudantes do 9º ano e daqueles que não tiveram acesso à internet ao longo de 2020.

No entanto, esse grupo de alunos não é obrigado a retornar de forma presencial. Caso os pais ou responsáveis decidam, poderão mantê-los estudando a distância.

Ainda segundo Gavioli, as medidas definidas poderão sofrer mudanças de acordo com as definições do Centro de Operações de Emergências (COE) para o Enfrentamento ao Coronavírus em Goiás.

A rede estadual reúne 1.029 colégios, de acordo com a secretaria. Até o momento, apenas 8% das escolas estaduais vão oferecer o ensino presencial e remoto, segundo o órgão. No entanto, a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Giselle Faria, pondera que esse número pode mudar, pois quem vai avaliar e definir se volta a oferecer as aulas presenciais é a direção do próprio colégio.

"As escolas que voltam são aquelas que após analisarem o índice epidemiológico no município onde elas estão e a situação dos servidores que podem ser ou não pessoas de risco de contaminação, após isso, ela chama toda a comunidade escolar e, junto com a comunidade escolar, ela define se volta e como volta", disse.

 

As informações são do G1