Para Bolsonaro, extrema direita é a única que existe, avalia Marcos Nobre

Em entrevista a Renata Lo Prete, Marcos Nobre explica ainda a situação dos campos ideológicos da direita no país após as eleições – divididos entre democrática e antidemocrática.

Para Bolsonaro, extrema direita é a única que existe, avalia Marcos Nobre
O presidente Jair Bolsonaro durante seu primeiro pronunciamento após perder a eleição para Lula — Foto: Eraldo Peres/AP

No primeiro pronunciamento que fez após perder as eleições presidenciais, Jair Bolsonaro disse: "A direita surgiu de verdade em nosso país". Para o professor de filosofia da Unicamp Marcos Nobre, o presidente se referia a uma extrema direita organizada – os mesmos grupos que bloquearam rodovias pelo país e pediram intervenção federal após a vitória de Lula.

"Para ele, [ a extrema direita] é a única que existe", diz. "Não só Bolsonaro, mas o bolsonarismo fez uma operação ideológica muito bem-sucedida durante o governo dele que foi identificar conservadorismo com extrema direita."

Em entrevista a Renata Lo Prete, Marcos Nobre explica ainda a situação dos campos ideológicos da direita no país após as eleições – divididos entre eixos democráticos e antidemocráticos.

"Conservadorismo não tem nada a ver com extrema direita. Ser conservador é ser de direita democrata."

Moderar as pautas radicais impostas extrema direita, afirma Nobre, é uma “emergência democrática” que a suposta frente-ampla armada em torno de Lula não será capaz de fazer sozinha: “É fundamental que surja também uma direita democrática”.

 Com informações G1.