Papai Noel de shopping é substituído após mãe denunciar que ele se recusou a tirar foto com filho autista

Angélica Alves contou que o Papai Noel disse que não iria tirar foto quando explicou que o filho era autista e chamou a próxima criança da fila. No dia seguinte, ela ligou para o shopping para fazer a denúncia.

Papai Noel de shopping é substituído após mãe denunciar que ele se recusou a tirar foto com filho autista
Papai Noel de shopping é substituído após mãe denunciar que ele se recusou a tirar foto com filho autista, em Valparaíso de Goiás — Foto: Angélica Alves/Arquivo Pessoal

Um Papai Noel de shopping foi substituído após uma mãe denunciar que ele se recusou a tirar foto com filho dela, de 4 anos, que é autista. O caso aconteceu no domingo (18), no Shopping Sul, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Angélica Alves contou que o Papai Noel fez gestos com a mão e disse que não iria tirar foto quando explicou que o filho era autista. Em seguida, ele começou a chamar a próxima criança da fila.

"Foi desumano, não esperava isso. Ele falou: 'Ele não terá foto'. Na hora não tive reação e apenas saí do local com o meu filho", desabafou a mãe.

O shopping informou em nota que o profissional foi substituído no mesmo dia que recebeu a denúncia de Angélica e afirmou que repudia todo e qualquer ato de discriminação (leia a íntegra ao final).

O nome do homem não foi divulgado. Por isso, o g1 não o localizou para pedir uma nota de defesa até a última atualização desta reportagem.

Ao chegar em casa, a mãe ligou para o shopping para fazer a denúncia. Angélica relatou que o filho é autista não-verbal, ou seja, está aprendo a falar. No momento em que ele pediu para tirar a foto com o Papai Noel, ela ficou feliz porque ele se expressou por meio da fala.

"Fiquei muito feliz com isso, porque meu filho está começando a falar. A fila não estava grande e eu expliquei para eles que ele era autista, por causa da inquietude dele e para as pessoas terem paciência", explicou Angélica.

Menino autista de 4 anos tirou outras fotos com a decoração de Natal no mesmo dia em que não conseguiu tirar com o Papai Noel, em Valparaíso de Goiás — Foto: Angélica Alves/Arquivo pessoal

Menino autista de 4 anos tirou outras fotos com a decoração de Natal no mesmo dia em que não conseguiu tirar com o Papai Noel, em Valparaíso de Goiás — Foto: Angélica Alves/Arquivo pessoal

Na vez da criança tirar a foto, uma mulher contratada para ser Mamãe Noel estava ajudando Angélica a posicionar o menino para a foto.

"Com os autistas não é do tipo 'Senta lá e tira a foto'. Tem que convencer, conversar", pontuou a mãe.

Angélica disse que não voltou ao shopping depois do episódio, mas que a diretoria ligou os convidando para tirar uma foto com o novo Papai Noel.

 

Nota do Shopping Sul

 

Em resposta às matérias que vem sendo veiculadas na mídia acerca do incidente ocorrido no último domingo, dia 18, no Shopping Sul, em Valparaíso de Goiás (GO), a Administração do centro de compras vem a público comunicar que:

  • Teve conhecimento do fato na segunda-feira, dia 19, sendo que, após contato telefônico com a família, o Departamento de Marketing do shopping iniciou o procedimento de apuração dos fatos;
  • No mesmo dia, por cautela, o profissional envolvido foi substituído por outro Papai Noel;
  • Toda equipe contratada pelo shopping, por meio de agência especializada, passa por treinamentos para contato com o público e são sempre priorizados profissionais experientes nestas contratações;
  • O Shopping Sul repudia todo e qualquer ato de discriminação, de qualquer natureza, e reforça que o ocorrido não reflete os valores da empresa, que baseia as suas relações em princípios fundamentais como ética, respeito à diversidade e igualdade;
  • Desde já, por se tratar de situação alheia à nossa vontade, reiteramos nosso pedido de desculpas à família, em especial à criança e sua mãe, bem como a todos e todas que, direta ou indiretamente, tenham se sentido ofendidos pelo fato noticiado.

Com informações g1 Goiás.