Motorista de carro de luxo realiza manobras de alto risco no Anel Viário

'Cavalo de pau' é um crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Motorista de carro de luxo realiza manobras de alto risco no Anel Viário

Imagens que circulam em grupos de WhatsApp mostram o motorista de um carro de luxo realizando uma manobra conhecida como “cavalo de pau”, em uma movimentada via de Aparecida de Goiânia. O registro foi feito no Anel Viário, nas proximidades do Setor Papillon Park. A ação não foi registrada nas polícias Militar e Civil.

No vídeo, um BMW de cor branca, roda várias vezes na pista. Alguns segundos depois, o motorista retorna no mesmo local, e repete a manobra, a qual interrompe ao perceber a chegada de um caminhão. Em seguida, o motorista trafega por alguns metros pela contramão, sobe na calçada de ré, retoma a via certa da via, e vai embora.

No fim de junho, um jovem foi preso por realizar a mesma manobra na frente do prédio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Setor Marista, em Goiânia. Após ser detido, ele se pronunciou afirmando que não tinha medido a consequência dos atos. “Foi burrice minha”.

 

Direção perigosa

Crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro, o ‘cavalo de pau’ se enquadra como “demonstração não autorizada de perícia em veículo automotor que gera risco à incolumidade pública ou privada”.

A pena prevista é detenção de seis meses a três anos de prisão, multa de R$ 2.934,70, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou proibição de se obter a permissão para direção.

Caso o crime resulte em lesão corporal de natureza grave ou morte – e o autor consiga demonstrar que não quis o resultado e nem assumiu o risco de produzi-lo -, a pena pode subir a 10 anos de reclusão.