Israel promete vingança após ataque de mísseis do Irã

"Este ataque terá consequências", disse o porta-voz militar Daniel Hagari

Israel promete vingança após ataque de mísseis do Irã

Israel prometeu vingança após ataque de mísseis do Irã contra o Estado judeu, nesta terça-feira (1º). “Estamos em alerta máximo na defesa e na ofensiva, protegeremos os cidadãos de Israel. Este ataque terá consequências. Temos planos e agiremos no tempo e no lugar que escolhermos”, afirmou o porta-voz militar Daniel Hagari.

Por volta das 13h30 no horário de Brasília (18h30 em Tel Aviv), o Irã disparou de 180 a 200 mísseis balísticos em direção a Israel. O governo iraniano confirmou a autoria do ataque, que é resultado da escalada de violência no confronto de Israel com o Hezbollah nas últimas duas semanas.

A maioria dos mísseis foi abatida, mas também atingiu Tel Aviv, onde uma série de explosões foi registrada. A população se abrigou em bunkers e abrigos. Israel fechou o espaço aéreo, e todos os aeroportos encerraram atividades.

Segundo o governo, duas pessoas ficaram levemente feridas. Não havia mais registro de vítimas até a última atualização desta reportagem, mas um atentado que ocorreu no mesmo momento nos arredores de Tel Aviv deixou oito mortos.

Mais cedo, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, disse que ação é “apenas parte de nossa capacidade”. O objetivo era que Israel não entrasse “em confronto com o Irã”, pois o ataque seria uma resposta à operação Tel Aviv contra o Hezbollah libanês. Com informações da Folha de S.Paulo.