Goiás investiga 3º caso suspeito de hepatite aguda de origem desconhecida

No Brasil já são 84 registros, sendo que a maioria está concentrada em São Paulo.

Goiás investiga 3º caso suspeito de hepatite aguda de origem desconhecida
Casos de hepatite aguda de origem desconhecida em Goiás. Imagem ilustrativa/ Reprodução

Goiás já investiga três casos suspeitos de hepatite aguda de origem desconhecida. A informação foi dada pela Superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Flúvia Amorim, em entrevista à CBN Goiânia, neste sábado (28).

Os três casos foram registrados nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Mineiros. Os resultados dos exames para comprovar ou não a doença devem ficar prontos até a próxima quarta-feira (1º). A idade dos infectados não foi divulgada, exceto do caso de Aparecida de Goiânia, que se trata de uma menina de 2 anos de idade.

Sintomas

Até o momento de origem desconhecida, a doença se manifesta de forma severa, atingindo principalmente crianças de um mês a 16 anos. Em cerca de 10% dos casos foi necessária a realização de um transplante de fígado.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entre os sintomas da doença estão problemas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia, vômito e icterícia. Até o momento, não há registro de febre.

O tratamento consiste em aliviar os sintomas e fazer a estabilização do paciente caso seja grave. Um médico deve ser procurado assim que os sintomas iniciarem. Os procedimentos de tratamento devem ser aprimorados assim que a origem da doença for descoberta.

Casos de hepatite aguda registrados em Goiás

Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil soma 84 casos suspeitos da hepatite misteriosa, destes, 15 já foram descartados e 69 continuam em investigação. A maioria dos casos está concentrada em São Paulo, totalizando 24.

 

 

Com informações Dia Online.