Ex-ministra de Bolsonaro gera polêmica com Fakes News sobre Lula

Ex-ministra de Bolsonaro gera polêmica com Fakes News sobre Lula

Regina Duarte, atriz e ex-secretária da Cultura do governo Bolsonaro, gerou inúmeras polêmicas nos últimos anos. Dia 2 de janeiro deste ano, ela postou em suas redes sociais que a faixa presidencial usada por Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito, era falsa. A fake news foi publicada porque a faixa usada por Jair e Dilma era diferente da atual, por ter um design diferente.

O presidente optou por usar a mesma faixa que utilizou em sua última posse. Algumas alterações na cor e no tamanho do brasão foram realizadas ao longo dos anos, no entanto, Lula vestiu a faixa do seu governo anterior.

Durante a cerimônia de posse do presidente Lula, concluída no domingo (1), as redes sociais foram usadas como um meio de espalhar fake news sobre o evento. Usuários do Twitter afirmaram que o livro de posse assinado pelo mandatário na sessão do Congresso Nacional era falso, o que culminou na desinformação em excesso.

Polêmicas envolvendo Regina Duarte

Em 2020, Regina Duarte assumiu o cargo de secretária da Cultura, substituindo Roberto Alvim. Em fevereiro do mesmo ano, ela postou fotos de diversos artistas, sem a autorização destes, para propaganda política pró governo Bolsonaro.

Suas falas geraram críticas severas durante os últimos anos, uma vez que a secretária minimizou a Ditadura Militar brasileira, o que resultou em uma nota escrita por artistas brasileiros repudiando suas atitudes. A jornalista Lygia Jobim deu início a um processo judicial contra Regina Duarte, visto que seu pai faleceu durante o período militar.

Além disso, a ex-secretária da Cultura apoiou publicamente o movimento ruralista, especialmente na questão de demarcação das terras de indígenas e quilombolas no estado de São Paulo. Por isso, seus posicionamentos desrespeitosos são fortemente criticados por muitas pessoas, já que Regina Duarte está constantemente envolvida em polêmicas.

 

Via Canal Consulta Publica