Em Goiás: Homem é preso suspeito de roubar celular de recenseadora do IBGE durante o trabalho
Dispositivo Móvel de Coleta do IBGE também foi roubado. Polícia Federal segue com as investigações para a identificação de um segundo suspeito envolvido no crime.
![Em Goiás: Homem é preso suspeito de roubar celular de recenseadora do IBGE durante o trabalho](https://valleonline.com.br/uploads/images/image_750x_6332c75e6c66a.jpg)
Um homem foi preso nesta segunda-feira (26) suspeito de roubar uma funcionária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás. De acordo com a Polícia Federal, o crime foi realizado com o uso de uma arma branca e foram roubados o celular da vítima e um Dispositivo Móvel de Coleta (DCM) do IBGE.
O roubo ocorreu na manhã do último sábado (24), em uma rua da cidade, enquanto a funcionária estava trabalhando. Segundo a PF, a identificação do autor foi feita por meio de uma ação conjunta de compartilhamento de informações com a Polícia Militar.
Além disso, imagens de um circuito de televisão flagraram o momento do crime. Com as imagens foi possível identificar o suspeito, que de acordo com a PF já possuía envolvimento com outros crimes, e realizar a prisão preventiva.
Como o nome do suspeito não foi divulgado, o g1 não conseguiu localizar a defesa dele até a última atualização desta reportagem.
Conforme a PF, havia um segundo homem envolvido no roubo e as investigações prosseguem para a identificação do indivíduo.
Em nota, o IBGE reconheceu o trabalho da PF na prisão do suspeito em Rio Verde. Além disso, informou que em caso de furto ou roubo, os servidores são instruídos a procurar seus supervisores de área e abrir boletins de ocorrência.
O aparelho roubado, DMC, não tem valor de mercado e não pode ser utilizado para razões pessoais. Sendo assim, o IBGE explica que além de ser rastreável, o eletrônico também tem suas informações remotamente apagadas em caso de roubo.
Dispositivos móveis de coleta do Censo 2022 — Foto: IBGE/Divulgação
Como identificar recenseadores do IBGE
Para evitar que a população caia em golpe de falsos recenseadores, o IBGE informou, por meio de nota, que os funcionários trabalham uniformizados com colete, crachá e boné. Qualquer cidadão pode requisitar o número de matrícula ou CPF do profissional e confirmar sua identificação pelo QR Code presente no colete, pelo site do IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.
Com informações g1 Goiás.
Comentários do Facebook