Dez motoristas são flagrados por hora usando o celular ao volante, em Goiás

Dez motoristas são flagrados por hora usando o celular ao volante, em Goiás

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) apontou que, no primeiro semestre de 2023, dez motoristas foram flagrados pelas autoridades por hora em Goiás usando o celular enquanto dirigiam. De acordo com os dados, foram 43,3 mil infrações nos primeiros seis meses deste ano. A média é de 239 registros por dia.

Embora mexer no celular não seja previsto como crime de trânsito, o uso é classificado como uma infração gravíssima, que prevê multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, (CNH) do motorista, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em comparação com o primeiro semestre de 2022, o número de infrações pelo uso do celular no trânsito, em Goiás, teve um leve aumento nos primeiros seis meses de 2023. Em 2022, foram 40,8 mil registros, cerca de 6,2% menos que o deste ano. Segundo especialistas, o número ainda não é a realidade do uso massivo de celular no trânsito.

Dados do Ministério de Transporte, ainda desatualizados, mostram Goiás como o terceiro estado brasileiro com o maior número de ocorrências do uso de celular no trânsito, perdendo apenas para São Paulo e Minas Gerais. O alerta é para a possibilidade de acidentes graves.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) sobre o uso de celular e a direção veicular, publicada em 2021, apresentou que o ato de digitar uma mensagem de texto, faz com que o condutor fique, em média, 4,5 segundos sem prestar atenção na via. Dependendo da velocidade, o motorista percorre até 100 metros sem atenção.

Marcos Rothen, engenheiro especialista em trânsito e professor do Instituto federal de Goiás (IFG), destacou que é necessário o aumento de fiscalização no trânsito, além da promoção de mais campanhas educativas. Segundo Rothen, nada é tão urgente que valha a pena por em risco a vida de alguém.

 

Com informações Mais Goiás.