Bebê de 5 meses morre por dengue hemorrágica no DF

Criança estava internado no Hospital Materno Infantil de Brasília

Bebê de 5 meses morre por dengue hemorrágica no DF

Um bebê de 5 meses morreu em decorrência de dengue hemorrágica na última quarta-feira (31), no Distrito Federal (DF). Ele estava internado no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

A secretaria de Saúde do DF não confirmou a informação. Contudo, fontes da rede pública de saúde confirmaram a causa da morte ao Metrópoles.

De acordo com a pasta, a área técnica investiga, em até 60 dias, todos os óbitos suspeitos por dengue. Apenas depois da confirmação é que os dados são inseridos no boletim epidemiológico. O DF, até 29 de janeiro, tinha oficialmente seis mortes por dengue confirmadas. Outras 24 estão em investigação.

Goiás

Em Goiás, uma morte foi confirmada nos primeiros 31 dias do ano. A vítima foi um homem de 31 anos, residente de Uruaçu, município que fica a 279 km de distância de Goiânia. Ele veio a óbito no dia 5 de janeiro.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) destaca que há outros 31 casos de mortes por suspeita de alguma arbovirose – dengue, zika vírus e chikungunya. Na última quinta-feira (31), a pasta disponibilizou uma ferramenta para monitorar a doença no Estado.

Esta visa fornecer informações acerca do quadro de internações, registros de contaminações e até óbitos e apresentará o mapa de incidência das últimas quatro semanas. Também haverá coletivas com a imprensa entre os técnicos da pasta e jornalistas, todas as terças-feiras.

 

A medida ocorre por causa de um salto no número de casos e internações por arboviroses em janeiro de 2024. A média de internações por semana, por exemplo, subiu de 6 em dezembro para 15 em janeiro. Apenas no dia 30 de janeiro, Goiás registrou um um pico de 39 pedidos de internações, principalmente entre bebês e crianças, o que gerou o alerta.

 

MAIS GOIÁS.